Cerca do Convento em Loulé recebe tradição dos bailes populares

Os Bailes Movimenta-te arrancam no dia 2 de junho, pelas 22h00, na Cerca do Convento, em Loulé. Esta iniciativa, inserida […]

Os Bailes Movimenta-te arrancam no dia 2 de junho, pelas 22h00, na Cerca do Convento, em Loulé.

Esta iniciativa, inserida nas trajetórias de programação cultural em rede, objeto da candidatura Algarve Central – Programação Cultural em rede, com financiamento do QREN, pretende recriar a tradição dos bailes populares que fazem parte do passado cultural e recreativo algarvio.

O músico Zé Eduardo, um dos responsáveis do projeto, partiu para uma investigação sobre esta tradição e, a partir daí, com a participação de outros músicos algarvios, deu uma nova roupagem que tem como resultado final estes Bailes Movimenta-te.

A direção musical está a cargo de Zé Eduardo e a “banda” que acompanhará o baile é constituída pelo próprio Zé Eduardo (Teclas), Marco Martins (Baixo), Sónia “Little B” Cabrita (Bateria) e Javier Orti (Sax Tenor, Soprano). O acordeonista João Frade é o convidado especial.

«Foi com prazer que aceitei o desafio da Rede Movimenta-te para constituir uma pequena banda, composta por músicos da região algarvia, para redescobrir a tradição dos “bailes” populares de outrora, soterrados ao longo das últimas décadas pelo betão das discotecas da nossa belíssima e all-garviana costa», começou a explicar Zé Eduardo.

«Mãos à obra, e com os olhos postos no exemplo do “mestre” Giacometti, lá partimos nós, de gravador em punho, à procura dos testemunhos vivos desse passado que felizmente ainda se pode recolher nos depoimentos e mesmo nas “performances” de muitos veteranos que os fizeram acontecer, com a sua arte, há mais de 30 anos», acrescentou o músico.

Viciado que estou nestas artes americanizadas que dão pelo nome de Jazz, não vou conseguir reconstruir esses formosos bailes de outras eras, até pelo respeito que tenho por eles. Vou (ou melhor, vamos) dar-lhes a volta à nossa maneira, para os conseguirmos tocar com as nossas limitações contextuais de músicos do século XXI.

«No entanto, e para que a coisa brilhe em autenticidade, alguns dos jovens, mas já consagrados acordeonistas algarvios, tocarão connosco nalgumas peças dançáveis, o que muito nos orgulha. Cá esperamos por todos vós para darem um ar da vossa graça e já agora dois passinhos de dança!», concluiu.

Depois de Loulé, esta iniciativa vai passar por S. Brás de Alportel (3 de junho), Olhão (15 de junho) e Tavira (2 de julho).

A entrada é livre.

Comentários

pub