Semana da Reabilitação Urbana dá a conhecer casos de sucesso em Portimão, financiamentos e dinâmicas locais

A IV Semana da Reabilitação Urbana vai decorrer entre 11 e 13 de Abril, numa iniciativa da Câmara de Portimão […]

Jardim 1º de Dezembro, antes das obras em curso, com o TEMPO ao fundo – Foto: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

A IV Semana da Reabilitação Urbana vai decorrer entre 11 e 13 de Abril, numa iniciativa da Câmara de Portimão que irá fazer do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão um espaço privilegiado de debate, com a participação de especialistas locais e nacionais, bem como de exposição de trabalhos e animação urbana.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da Operação de Reabilitação Urbana da ARU-Centro Histórico de Portimão e resulta da consciência, por parte da autarquia, de que «atualmente a reabilitação é um setor de atividade em alta e constitui um novo impulso para a regeneração urbana dos centros das cidades».

A sessão de abertura da IV Semana da Reabilitação Urbana está agendada para dia 11 de Abril, pelas 14h45, e contará com a participação da presidente da Câmara Isilda Gomes e do vice-presidente Joaquim Castelão Rodrigues, que tem o pelouro da Reabilitação Urbana, bem como do presidente da Comissão Diretiva da EG do IFRRU 2020, Abel Mascarenhas, e da presidente do IHRU- Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, Alexandra Gesta.

Sob o tema central desta primeira tarde, o “Enquadramento Legal e Instrumentos Financeiros e de Gestão do Território”, o debate terá início com a abordagem em especial sobre o “Enquadramento Regulamentar/Benefícios Fiscais e Financiamento à Reabilitação Urbana através do IFRRU”, por Abel Mascarenhas, seguindo-se a intervenção de Paulo Dias, consultor do PDM de Portimão, sobre “A Reabilitação Urbana na Revisão do PDM de Portimão”.

De seguida, terá lugar a apresentação pública do Projeto de Requalificação do Largo Envolvente à Igreja Matriz de Portimão, pelo arquiteto Nuno Cruz, da Câmara Municipal de Portimão.

Esta será também a ocasião não só para conhecer as “Dinâmicas de Reabilitação: Lisboa Ocidental SRU”, apresentadas pela arquiteta Margarida Bernardo, diretora de Gestão Urbanística Lisboa Ocidental, como também o “Geoportal- o novo SIM- Sistema de Informação Municipal”, que será apresentado pela geógrafa da Câmara Municipal de Portimão, Catarina Tristão.

A tarde de dia 12 de Abril, será dominada pelo debate sobre “Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável”, a partir das 14h45, desde logo com a apresentação de “Boas Práticas na Reabilitação das Construções”, por parte do engenheiro José Paulo Costa, da empresa STAP-Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas, seguindo-se o tema da importância da “Eficiência Energética na Reabilitação de Edifícios”, pelo engenheiro João Raposo, da empresa local Âmago-Energia Inteligente, seguida da apresentação de “Materiais e Técnicas Construtivas no Diagnóstico e no Projeto” por parte de Carlos A. P. Martins, professor de Engenharia Civil da Universidade do Algarve.

 

Um dos painéis de azulejos do Jardim 1º de Dezembro

O emblemático Jardim 1º de Dezembro, em Portimão, irá merecer um olhar muito especial neste segundo dia da Semana da Reabilitação Urbana, ocasião em que será apresentado o Plano de Plano de Trabalhos de Restauro do Conjunto Azulejar daquele jardim, por Andreia Machado, técnica superior de Conservação e Restauro do Museu de Portimão.

Por seu lado, o arquiteto Alexandre Pais, do Museu Nacional do Azulejo, irá apresentar a sua “Interpretação do Conjunto Azulejar” deste jardim, dando a conhecer a história e algumas curiosidades sobre estes painéis. Após a sessão, está agendada uma visita à obra em curso no Jardim 1º de Dezembro.

A marcar o início e o final destas duas tardes de debates, terão lugar apresentações musicais pelos alunos do Conservatório de Música de Portimão – Joly Braga Santos.

Na noite de 13 de Abril, às 21h30, a Contramaré, Associação Cultural de Portimão convida a população a participar no espetáculo SICKONCE e embarcar numa viagem sonora de criação própria e ao vivo, com técnicas de sampling, sintetizadores rodeados de máquinas, tendo Napoleão Mira como convidado especial, que irá enriquecer esta performance com a sua poesia.

O espetáculo terá lugar na Blackbox do TEMPO, antecedido por uma projeção de fotografias sobre a perspetiva aérea da urbe Portimonense da autoria de Bruno Fonseca – “ Portimão visto do céu”. O espetáculo tem entrada livre, mas sujeita à lotação da sala.

 

Napoleão Mira e Reflect

Durante a quarta edição da Semana da Reabilitação Urbana, além do espaço para o debate, será também lançada uma perspetiva diferente sobre Portimão, através das várias exposições patentes no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão: “Desenhar Portimão”, com trabalhos desenvolvidos no âmbito do Encontro Urban Sketchers Algarve em Portimão, “Reabilitação de Cadeira”, com trabalhos realizados pelos alunos do 10º e 11º ano de Expressão Plástica da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, “Pormenores de Portimão I e II”, apresentando trabalhos em aguarela e tinta-da-china realizados pelos alunos do 11º ano e 12º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, “Percursos de Arquitetura no ISMAT”, com os trabalhos realizados pelos alunos de vários anos do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), e ainda “Intervenção na Malha Urbana Consolidada da Cidade de Portimão”, mostrando trabalhos realizados pelos alunos do 4ºano do Curso Mestrado Integrado em Arquitetura ISMAT, do corrente ano letivo de 2017/2018.

A IV Semana da Reabilitação Urbana é uma iniciativa integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana PARU, financiada pelo PO CRESC Algarve 2020 e conta ainda com o apoio institucional da Junta de Freguesia de Portimão, do ISMAT, Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Urban Sketchers Algarve, Ordem dos Engenheiros – Região Sul, Universidade do Algarve, AMAL, IHRU- Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IFRRU- Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbana, Conservatório de Música de Portimão- Joly Braga Santos e Ordem dos Arquitetos- Secção Regional Sul.

Ainda a nível de apoios, esta iniciativa mereceu ainda o apoio da Delta Cafés, A Casa da Isabel, Amor às Fatias, Glória &Silvestre, ERA- Imobiliária Portimão/Rocha, Garvetur, Mourinho Aluminio Windows, LEDS_GO, NEPELI e CIMPOR.

A participação na Semana da Reabilitação Urbana está aberta a todos os interessados e é de acesso livre.

 

Clique aqui para ficar a conhecer o programa detalhado.

 

 

Comentários

pub