Albufeira faz balanço de época balnear com recordes e define estratégias para 2018

Albufeira continua a liderar em matéria de insígnias ambientais, com a totalidade das suas praias galardoadas com Bandeira Azul (25), […]

Albufeira continua a liderar em matéria de insígnias ambientais, com a totalidade das suas praias galardoadas com Bandeira Azul (25), a que se soma a Marina de Albufeira, recorde nacional que mantém há vários anos.

A Qualidade da Água também tem merecido destaque, com 23 praias a hastear a bandeira da “Qualidade da Água Grau Ouro”, número que tem aumentado de ano para ano, tendo em 2017 atingido o seu máximo com a entrada da praia dos Olhos de água para a lista da Quercus.

O número de “Praias Acessíveis” tem igualmente vindo a crescer nos últimos anos. Em 2017, foram
atribuídas 15 bandeiras (mais uma em relação ao ano anterior), fruto do investimento municipal, que dotou as zonas balneares de equipamentos acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada, desde acessos pedonais, a instalações sanitárias, estacionamento e 23 equipamentos de apoio ao banho (tiralôs e andarilhos), num total que ultrapassou os 85 mil euros.

Estes números foram partilhados durante uma reunião promovida pela Câmara de Albufeira, nos Paços do Concelho, com a comunidade ligada às suas praias, para, juntos, fazerem o balanço da época balnear 2017 e delinearem estratégias para 2018.

«Albufeira tem uma grande responsabilidade nas suas praias, consideradas a alavanca turística da economia local, regional e também nacional, o que nos obriga a estar na linha da frente em matéria de qualidade», sublinhou o presidente da autarquia.

«É importante reunirmo-nos e termos a noção do papel que cada um desempenha para que possamos remar juntos na mesma direção», disse ainda o presidente da Câmara. Carlos Silva e Sousa integrou a mesa de oradores, a par do Capitão do Porto de Portimão, comandante Ricardo Santos Arrabaça, da chefe de divisão da Agência Portuguesa do Ambiente/Algarve (APA/ARH), Isabel Pires, do presidente da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA), Alberto Matos, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, António Coelho, e do 1º Sargento da GNR, comandante do Destacamento Territorial de Albufeira, Nelson Freitas.

Segundo o autarca, «Albufeira está no topo da onda, registando números reveladores em 2017 com 8,14 milhões de dormidas, mais de 40% das receitas turísticas da região. Uma região que até novembro de 2017 registou mais 18,5 milhões de dormidas face ao período homólogo de 2016, o que representa um aumento de 5,4% de dormidas, perto de 4 milhões de hóspedes e um aumento de 13,1% de receitas. O Algarve ultrapassou os mil milhões de proveitos globais».

«Temos que andar sempre na linha da frente, entidades públicas e privadas, fazendo um esforço para manter estes números e continuar a cativar os turistas», sublinhou Carlos Silva e Sousa.

As entidades apresentaram o balanço do trabalho feito no âmbito das suas competências, chamando a atenção para algumas dificuldades sentidas e sugerindo novas linhas de atuação, sobretudo no que respeita à segurança das arribas, sinalética, estacionamento desorganizado, melhoria das acessibilidades, venda ambulante, requalificação dos apoios de praia, entre outras situações.

«Temos consciência de que há sempre pontos a melhorar e a minha porta está sempre aberta para dar resposta aos problemas que apresentam, da forma mais adequada e possível», respondeu Carlos Silva e Sousa às intervenções dos representantes dos concessionários dos apoios balneares e recreativos.

«São vocês que estão na linha da frente a tratar da nossa galinha dos ovos de ouro, tendo grande responsabilidade na imagem do nosso concelho. Todos temos a obrigação de lutar por uma Albufeira melhor», concluiu o presidente, deixando a promessa de reforçar a atuação do município nas áreas da sua competência.

Comentários

pub