Castro Marim: Vale das Zorras e Lavajinho vão ficar ligadas ao sistema da Águas do Algarve

As localidades de Vale das Zorras e Lavajinho, na freguesia de Castro Marim, vão ficar ligadas ao Sistema Multimunicipal de […]

As localidades de Vale das Zorras e Lavajinho, na freguesia de Castro Marim, vão ficar ligadas ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Águas do Algarve, depois de ficarem concluídas as obras, que começaram esta quarta-feira, dia 25 de Janeiro.

De acordo com a Câmara de Castro Marim, a intervenção, que vai custar cerca de 40 mil euros, vai permitir «o abastecimento de água, em quantidade e qualidade, às cerca de 20 famílias» que habitam nestas povoações.

A autarquia acrescenta que «além do desenvolvimento e melhoria das condições de vida da população residente, a concretização deste projeto representa também uma indiscutível valorização destas povoações, funcionando como fator de atratividade a novos residentes e como alavanca da economia local, nomeadamente no setor do turismo».

Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, sublinha, de acordo com nota enviada às redações pela Câmara, «que o abastecimento de água domiciliária potável às mais de 50 povoações serranas do concelho de Castro Marim, onde o abastecimento de água se fazia através de fontanários públicos ou furos dos próprios habitantes, tem sido um dos principais objetivos deste executivo camarário».

A Câmara Municipal de Castro Marim está ainda a aguardar financiamento a um projeto de infraestruturas de abastecimento de água a 28 povoações do concelho ao programa PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), avaliado em cerca de 4 milhões de euros.

«Conseguir este financiamento representa servir cerca de 50% das pessoas ainda sem abastecimento de água domiciliária», conclui a autarquia.

Comentários

pub