Operação de 35 horas salva navegador solitário holandês ao largo do Cabo de São Vicente

Um navegador solitário holandês, que tentava atravessar o Atlântico na «Algea», uma sofisticada embarcação a remos, foi socorrido por um […]

Um navegador solitário holandês, que tentava atravessar o Atlântico na «Algea», uma sofisticada embarcação a remos, foi socorrido por um navio da Marinha Portuguesa, quando navegava 55 milhas (102 quilómetros) a sudoeste do Cabo de São Vicente.

A operação, que durou cerca de 35 horas, começou ao início da noite do dia 18 de Dezembro, coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Capitão do Porto de Portimão.

O alerta foi dado pelo Capitão do Porto de Portimão, que foi contactado por uma amiga do navegador solitário, que largou de Portimão no dia 17 de Dezembro com destino à América do Sul (Guiana francesa). A amiga comunicou que o homem estava a bordo da embarcação, mas «à deriva devido a um problema no sistema de governo da embarcação».

De imediato, foi enviado para o local o navio da Marinha portuguesa NRP Jacinto Cândido, que estabeleceu contacto com a embarcação pouco passava das 3h00 da madrugada de dia 18.

Depois de ter chegado ao local e de verificar que o navegador «estava em boas condições físicas», o navio permaneceu na área, «por forma a garantir a salvaguarda da vida humana e a sinalização do perigo para a navegação durante o arco noturno».

De manhã, o NRP Jacinto Cândido rebocou a embarcação, pois esta «encontrava-se numa área de passagem de navios de pesca e a presença de uma embarcação desta natureza à deriva passaria a colocar em perigo à navegação circundante», explica a Marinha.

O reboque foi iniciado às 15h49 de dia 19 de Dezembro, tendo terminado ontem às 07h35 junto à Praia da Baleeira, em Sagres. O salva-vidas SR-33 fez o transbordo do tripulante para o navio da Marinha e procedeu à atracação da embarcação no porto da Baleeira.

Vídeo da operação:

https://drive.google.com/file/d/0B_4UuWl3e3ZiRVZNMmpydzRMUWs/view?usp=sharing

 

Comentários

pub