Adesão ao Baixa Street Fest «superou expetativas» da Câmara de Faro

Ruas cheias, comércio de portas abertas até perto da meia noite, surpresas a cada esquina. O Baixa Street Fest encerrou […]

baixa street fest encerramento (5)Ruas cheias, comércio de portas abertas até perto da meia noite, surpresas a cada esquina. O Baixa Street Fest encerrou na sexta-feira, na Baixa de Faro, com nova onda de animação, que atraiu milhares de pessoas à zona de comércio tradicional e ao Jardim Manuel Bívar, na capital algarvia.

Concertos e animação de rua, envoltos em muita cor, deram o mote para mais uma noite de festa, na Baixa farense. Esta foi a última edição desta iniciativa da Câmara de Faro, em parceria com os comerciantes locais, que começou a 8 de Julho e juntou, a cada semana, muita gente.

«Não fizemos uma contabilização das pessoas que passaram no Street Fest, nestas oito semanas, mas terão sido dezenas de milhar. A Baixa esteve sempre cheia de gente todas as noites. O balanço que faço é extremamente positivo e ultrapassou as nossas expetativas iniciais», confessou ao Sul Informação o vice-presidente da Câmara de Faro. Tudo isto com um investimento camarário de cerca de 40 mil euros, ou seja, perto de cinco mil euros por noite, em média.

«Estamos neste momento a fazer um balanço final, mas já fomos conversando com os comerciantes, ao longo do tempo, e o feedback tem sido muito positivo. Isto provou que a Baixa de Faro está viva e muito convidativa», acrescentou Paulo Santos.

A prova disso é que, além dos 80 estabelecimentos que aderiram à iniciativa desde a primeira hora, houve muitos outros que decidiram passar a abrir as portas nas noites de sexta-feira, para aproveitar a onda.

Entre eles estão muitos dos novos negócios que têm surgido na Baixa, que mudaram o cenário vivido até há bem pouco tempo de estabelecimentos fechados na Rua de Santo António e artérias circundantes. «Há cada vez mais pedidos para abertura de negócios nesta zona», garante Paulo Santos.

Este evento acabou agora, mas isso não significa que não possa haver, em breve, iniciativas semelhantes. «Vamos ver o que poderemos fazer, no futuro. Em breve, na altura do Natal, podemos pensar noutra iniciativa do género», antecipou o vice-presidente da Câmara de Faro.

Tudo dependerá «da vontade dos comerciantes», já que, da parte da autarquia, «há abertura total para licenciar um alargamento do horário do comércio tradicional».

Nas próximas duas semanas, mesmo sem o Street Fest, não faltará animação na Baixa. A 2 e 3 de Setembro a Vila-Adentro acolhe o Festival F e uma semana depois há desfile de moda no largo da Pontinha, resultante de uma colaboração entre a Câmara e a ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve.

 

Veja as fotos da última noite do Baixa Street Fest:

Fotos: Nuno Costa|Sul Informação

Comentários

pub