Aterragem inédita de Boeing 787 Dreamliner foi «um acontecimento» no Aeroporto de Faro

Houve quem tivesse acordado bem cedo, apesar de ser domingo, de modo a marcar um bom lugar para assistir, pela […]

Houve quem tivesse acordado bem cedo, apesar de ser domingo, de modo a marcar um bom lugar para assistir, pela primeira vez, à aterragem de um Boeing 787-8 Dreamliner da Thomson Airways no Aeroporto de Faro.

Alguns, como Manuel Brito, não arredaram pé e ficaram à espera que a aeronave partisse. Afinal, admite este plane spotter algarvio, a presença deste moderno avião em Faro «é um acontecimento».

«É uma ocasião única. Se não fosse aqui em Faro, provavelmente teria de ir a Espanha ou ao Reino Unido para apanhar uma aeronave deste tipo», ilustrou este aficionado por aviões, que não sabe bem quantas fotos já tirou, em perto de 15 anos, mas que «chegam bem para encher 4 ou 5 Terabites de disco rígido».

E foi como um acontecimento que foi tratada a chegada deste avião, proveniente do Aeroporto de Gatwick, Londres, no Reino Unido, tanto no “montinho”, um local junto ao Aeroporto de Faro onde os plane spotters se juntam, para aproveitar a vista privilegiada para a pista de aterragem, como dentro da infraestrutura aeroportuária. Também a ANA Aeroportos e o Grupo Tui, operador turístico que detém a Thomson, fizeram questão de assinalar a ocasião com uma receção especial.

Na pista, além dos técnicos que ali trabalham todos os dias, estiveram jornalistas e membros da Associação Aeronáutica do Algarve, que tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer o avião por dentro.

Até porque aquilo que faz deste avião algo de especial são, precisamente, algumas das suas características técnicas e a própria cabine de passageiros. «Este avião tem tanta coisa diferente de uma aeronave normal. A iluminação, a qualidade do ar, o tamanho das janelas, o espaço entre bancos, que é mais amplo que o habitual e dá mais espaço para as pernas, e o entretenimento a bordo. Além disso, é mais rápido», segundo Fiona Downie, da Tui Portugal.

O 787 foi projetado para ser 20% mais eficiente do que o Boeing 767. As características do 787 incluem, ainda, o seu nariz distintivo, o uso total do sistema fly-by-wire, asas encurvadas e a redução de ruído dos motores. No caso do que voa entre Faro e Gatwick, tem capacidade para 324 passageiros.

Boeing 787 Dreamliner aterra em Faro_27

 

«Estamos muitos orgulhosos deste momento, que é muito importante para a Tui e para o Aeroporto de Faro. Até porque normalmente são usados para voos de longa duração. Este para o Algarve é uma das excepções. Mesmo do ponto de vista do cliente, é uma oportunidade óptima para ter este serviço fantástico, a bordo de uma aeronave», acrescentou.

Os Boeing 787-8 Dreamliner foram uma aposta forte da Thomson, a primeira companhia aérea a receber um avião deste modelo, em 2013. Hoje tem 13aviões deste modelo, número que aumentará para 16 já no próximo mês.

Assim, para verem, finalmente, um Dreamliner no Algarve, os spotters algarvios tiveram de ser pacientes. Desde que o avião foi lançado, em 2013, «que se falava que poderia cá vir». «Chegou a estar agendado para o início de Maio, mas foi adiado para hoje», explicou Manuel Brito, que não esconde a felicidade pela experiência que acabou de ter.

Se a quiser repetir, no futuro, basta voltar a um domingo de manhã, já que este avião irá regressar semanalmente, para garantir um voo desta transportadora aérea entre Faro e o aeroporto londrino de Gatwick.

Comentários

pub