Câmara de Portimão “sai do vermelho” com melhor resultado financeiro de sempre

Dez anos depois, a Câmara de Portimão apresenta Resultados Líquidos Positivos e o seu melhor resultado financeiro de sempre. Esta […]

Câmara de PortimãoDez anos depois, a Câmara de Portimão apresenta Resultados Líquidos Positivos e o seu melhor resultado financeiro de sempre. Esta é a grande novidade do relatório e contas de 2015, que hoje foi aprovado em reunião de câmara.

O executivo liderado pela socialista Isilda Gomes registou, no ano passado, resultados positivos na ordem dos 8,1 milhões de euros, o que a Câmara diz ser «o melhor resultado financeiro de sempre da autarquia de Portimão».

Em declarações ao Sul Informação, a presidente da autarquia explicou os bons resultados com «uma gestão muito rigorosa e transparente que foi implementada, com uma grande parcimónia nos investimentos feitos. Foi feito o investimento possível, provavelmente não o que desejaríamos, mas fizemos aqueles que eram fundamentais e perfeitamente justificáveis».

Outra razão, acrescentou Isilda Gomes, foi o «aumento das receitas dos impostos», nomeadamente do IMI e do IMT, cuja receita «tem estado a subir, indicando uma retoma económica no concelho, em especial no que diz respeito à venda de imóveis».

Em nota de imprensa, o Município de Portimão recorda que os quatro períodos homólogos anteriores registaram resultados líquidos de 5,5 milhões negativos em 2014, 8,9 milhões negativos em 2013, 11,9 milhões negativos e m 2012 e ainda 20,5 milhões negativos, em 2011.

Numa análise um pouco mais detalhada verifica-se que os resultados operacionais situaram-se, em 2015, em cerca de 11,1 milhões de euros positivos. No que concerne ao Passivo Total, este registou uma diminuição de 13,5 milhões euros, face ao ano anterior.

No que concerne às dívidas a terceiros de curto, médio e longo prazos estas registaram uma redução em cerca de 14,4 milhões de euros face ao ano anterior.

A nota da autarquia garante ainda que as dívidas a terceiros de curto prazo, em 2015, registaram o melhor valor desde 2012, sendo inferiores em cerca de 21,3 milhões de euros do que o registado em 2012.

Por último, o município de Portimão conseguiu, em 2015, inverter a situação de incumprimento da redução do endividamento face ao ano anterior (-18,7 milhões de euros). Desde o ano de 2012 que não conseguia cumprir a redução de 10% do endividamento face ao ano anterior.

 

Atualizado às 13h28, acrescentando as declarações da presidente da Câmara Isilda Gomes

 

 

Comentários

pub