Espetáculo «Tavira, Noiva do Mar» celebra obra de Sebastião Leiria este sábado

A vida e obra do músico, poeta e jornalista tavirense Sebastião Leiria, vai ser recordada num espetáculo de variedades que vai […]

DSCF0757A vida e obra do músico, poeta e jornalista tavirense Sebastião Leiria, vai ser recordada num espetáculo de variedades que vai subir ao palco do Cine-Teatro António Pinheiro em Tavira, este sábado, dia 20, às 15h30.

Este evento tem como principal impulsionadora Helena Leiria, filha de Sebastião Leiria, também ela poetisa – escreveu as obras «Subindo a Montanha» e «Caminho» -, que tem dedicado grande parte da sua vida a reunir a obra do seu pai

No espetáculo que vai hoje à cena, para o qual a Câmara de Tavira «muito ajudou a nível técnico», serão apresentadas «prosa, poesia satírica e músicas do autor», disse ao Sul Informação Helena Leiria.

«Já havia sido feita uma homenagem, no “Encontro de Gerações” do ano passado, mas desta vez não o é», apesar do formato e do elenco serem os mesmos.

Com Silvino Campos no acordeão, Vítor Correia, Sani Santos e António Costa na declamação e com as vozes de Graça Dias, Joaquim Rogério, Luís Valente e Emanuela Furtado, o espetáculo «tem tudo para ser um sucesso, ao reunir tavirenses e visitantes, envolvidos em pensamento, na cidade que ele [Sebastião Leiria] tanto amava». Também Raquel Correia, docente da Universidade do Algarve, tocará ao piano músicas do autor.

Júlio Correia, o diretor artístico do espetáculo, foi um amigo chegado de Sebastião Leiria. «Trabalhei com ele em orquestras. Fazia os poemas, fazia a música, ensaiava, tocava… só faltava limpar a casa», gracejou.

Sebastião Baptista Leiria nasceu em Tavira, cidade que sempre enalteceu, a 20 de Janeiro de 1918.  Trabalhou como conservador e, como toda a familia Leiria, ajudava na restauração e conservação da talha dourada dos altares, pintando também a óleo telas, que ainda hoje se podem encontrar em algumas igrejas locais. Foi maestro e coralista.

Foi também jornalista, dedicando grande parte dos seus textos à opinião. Escreveu para os jornais «O Grifo» , «Povo Algarvio» e «Jornal do Algarve». «A sua escrita, apesar de ser antiga, é hoje algo muito atual», refere a filha. 

O seu nome está presente no coreto como uma homenagem, que os jornalistas do jornal «O Tavira» fizeram, apesar de Sebastião Leiria não ter chegado a escrever nesse jornal.

Helena Leiria adianta ainda que se encontra em construção um site que, posteriormente, terá alguma da obra de Sebastião Leiria, «para não desanimar quem não puder estar presente hoje». Para já, «o espetáculo é outro», conclui.

Imagens exclusivas do ensaio geral do espetáculo:

 

 

 

 

Comentários

pub