Vila do Bispo trata e esteriliza colónias de gatos de rua do concelho

A Câmara de Vila do Bispo está a promover um programa de controlo populacional de colónias de gatos errantes, silvestres, […]

Two street CATS in Madrid (Spain).
Two street CATS in Madrid (Spain).

A Câmara de Vila do Bispo está a promover um programa de controlo populacional de colónias de gatos errantes, silvestres, ou que vivam com famílias em situação de comprovada carência económica no concelho.

Segundo a autarquia, «desde que este programa foi implementado já foram esterilizadas diversas colónias de gatos no município e devidamente devolvidos ao seu habitat».

Esta inciativa surge no âmbito de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Associação “Animais de Rua”, sendo que, o controlo é feito segundo o método CED (Capturar-Esterilizar-Devolver) «dado ser o único meio ético e eficaz no controlo de colónias de gatos, e de redução da população felina silvestre».

A autarquia explica que «todos os animais esterilizados são também desparasitados interna e externamente, tratados se tiverem sintomas de alguma patologia, e marcados com um pequeno corte na ponta da orelha esquerda, que é sinal internacional de animal esterilizado».

A Câmara de Vila do Bispo acrescenta que «esta medida visa essencialmente o controlo de reprodução e o bem-estar do animal das diversas colónias de gatos abandonados no concelho».

Paralelamente, esta iniciativa está a ser divulgada junto da comunidade estudantil de Vila do Bispo, através de alguns professores da Escola E.B.2,3 de São Vicente. Os docentes estão ainda a levar a cabo uma campanha de sensibilização sobre os direitos dos animais e a dar a conhecer o trabalho realizado por diversas associações que ajudam os animais, alertando para a importância da esterilização, e da adoção responsável.

Ao mesmo tempo, em todas as escolas do Agrupamento está a decorrer uma recolha de alimentos, por parte de toda a comunidade educativa, para ajudar os animais abandonados do concelho de Vila do Bispo.

Comentários

pub