Raide das Duas Margens passou pelo Algarve e promete voltar (com fotos)

Cerca de 60 motards de vários países da bacia do Mediterrâneo partiram de Tânger no dia 28 de maio para […]

Morocco Riders (9)Cerca de 60 motards de vários países da bacia do Mediterrâneo partiram de Tânger no dia 28 de maio para um raide de 2500 quilómetros pela Península Ibérica – o Raide das Duas Margens. Os Morocco Riders, como se intitulam, regressam amanhã ao ponto de partida, mas antes passaram pelo Algarve, com paragens em Albufeira e em Faro.

Mas quem são estes motards? «Este raide é composto por decisores, homens de negócios… no fundo, pessoas de ação económica e claro são 100% bikers», explicou ao Sul Informação o líder do grupo Idriss Saadani, durante a sua paragem na capital algarvia.

Segundo o motard e arquiteto paisagista marroquino, o raide inspira-se na História do Mediterrâneo. «Desde o tempo dos romanos que estas duas margens partilharam muitos séculos de história comum. No fundo, estamos a trabalhar num marketing de cultura e raízes, com uma nova linguagem: as motas».

O objetivo da iniciativa é «criar uma dinâmica para tentar conectar as pessoas através deste novo modo de comunicação».

Na comitiva que passou por Faro, e que foi recebida por representantes da Câmara Municipal e do Motoclube e pelo Cônsul Honorário de Marrocos José Alberto Alegria, já faltava uma boa parte do grupo Morocco Riders composto por motards de Marrocos, Espanha, Portugal, Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Jordânia, Iraque, Koweit, Omã, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos da América.

Ainda assim, no grupo de cerca de 20 motociclistas que ainda prossegue viagem, estiveram representantes de Marrocos, Omã, Arábia Saudita, Espanha e Portugal. «É a segunda edição do raide, mas é a primeira vez que estamos em Portugal. Espero que seja um começo para um grande futuro desta experiência», adiantou Idriss Saadani.

Um dos objetivos atingidos com a passagem por Faro foi a divulgação do “espírito motard” da cidade, levado ao expoente máximo durante a Concentração que se realiza todos os anos. «A maior parte do grupo não conhece. Sou o único que sabe o que se passa neste Motoclube, em Faro. A melhor forma de comunicação é escolher lobistas de vários grupos do Mundo e mostrar-lhes essa experiência. É um win win que haja uma grande partilha de informação. É esse o objetivo, é o que estamos a fazer, o que devemos fazer e o que deve acontecer. Trazemos as pessoas e vocês têm de dizer-lhes o que existe aqui, e o que aqui podem fazer», considera Idriss Saadani.

Morocco Riders (16)

9500 quilómetros e 13 países em cima de uma mota

Apesar de o Raide das Duas Margens ter 2500 quilómetros, há quem tenha feito muitos mais até chegar a Faro: 9500. Maher Albarwani saiu do sultanado de Omã, de mota, para se encontrar com o resto do grupo em Espanha.

A aventura de Maher passou pelas estradas de Emirados Árabes Unidos, Irão, Turquia, Bulgária, Roménia, Hungria, Croácia, Eslovénia, Itália, França, Espanha e, agora, Portugal, onde está pela primeira vez.

Para o regresso, adivinha-se mais uma longa jornada de regresso, naquela que foi a sua terceira viagem pela Europa. «Depois de chegar a Tânger, vou voltar de mota para Omã, ainda não sei o percurso, por isso não sei por quantos mais países irei passar antes de chegar a casa», disse ao Sul Informação.

 

 

Comentários

pub