Maios saíram à rua em Olhão no Dia do Trabalhador e cativaram curiosos

Os tradicionais Maios voltaram a sair à rua no Dia do Trabalhador no concelho de Olhão. Este ano, o estado […]

maio2Os tradicionais Maios voltaram a sair à rua no Dia do Trabalhador no concelho de Olhão. Este ano, o estado económico do país e as questões políticas, voltaram a ser “destacadas” pelos bonecos feitos de pano, que marcaram presença sobretudo ao longo da EN 125, entre Olhão e Alfândaga e nas ruas da Fuseta.  

Segundo a Câmara de Olhão, «os Maios saem à rua logo ao nascer do dia. À porta do seu criador ou à beira da estrada, durante este dia, são uma atração que leva milhares de pessoas a passarem e pararem junto à EN 125».

A associação Foz do Êta, com o apoio da União das Freguesias de Fuseta e Moncarapacho, distribuiu folares a todos os participantes na Fuseta, cumprimentando e agradecendo «o esforço por manterem a tradição».

Este foi o 31º ano em que se realizou o Concurso de Maios, que «atrai visitantes de vários cantos do Algarve e muitas pessoas que estão de férias na região nesta altura do ano».

Desta vez houve 26 participantes e dos mais de 50 bonecos em concurso, foram escolhidos os três melhores, sendo os autores o Cubanito Bar, cujo Maio “Barra da Fuseta” conquistou o terceiro lugar e “Benfica Campeão”, da autoria da poetisa Maria José Fraqueza, conquistou o segundo lugar. O Maio vencedor foi “Varina”, de Francisca Canas.Maio1

Comentários

pub