Conferência «Entre Arquivos» debate novo modelo de Estado na Sociedade da Informação

«E-Government – Por um novo modelo de Estado na Sociedade da Informação» é o tema da conferência de Luís Vidigal […]

entre arquivos«E-Government – Por um novo modelo de Estado na Sociedade da Informação» é o tema da conferência de Luís Vidigal (APDSI) no que se realizará no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, no dia 24 de Janeiro, às 15h00, no âmbito do ciclo Entre Arquivos.

A conferência pretende dar testemunho de uma experiência vivida ao longo de 40 anos em torno da inovação nos serviços públicos em Portugal e em muitos países do mundo. Será apresentada «uma nova visão do Estado, colaborativo, interoperável, em tempo real e orientado aos eventos de vida dos cidadãos e agentes económicos, chamando a atenção para os aspetos políticos, socio-organizacionais e semânticos na introdução das tecnologias da informação na administração pública».

Luís Vidigal é licenciado em Gestão de Empresas e em Ciências Sociais e Políticas, sendo fundador e membro da direção da APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação).

Foi dirigente de topo nas áreas de tecnologias de informação, tributárias e da modernização administrativa, bem como membro da direção do Conselho Internacional de Informática das Administrações Públicas.

É docente convidado de alguns estabelecimentos de ensino superior e profissional. Participou como conferencista, perito e consultor em numerosas missões internacionais da OCDE, União Europeia e Banco Mundial nas áreas de e-Government e IT Governance e é autor de numerosos trabalhos publicados no país e no estrangeiro.

«Entre Arquivos» é um projeto assinado pela Universidade de Évora e que visa a realização de um ciclo de conferências na área da arquivística. Esta iniciativa pretende trazer especialistas aos diferentes Arquivos do Algarve, num sábado de cada mês.

«A discussão é fundamental quando falamos em temas cuja pertinência se reflete no dia-a-dia dos profissionais de arquivo», salientam os promotores.

O projeto é realizado no âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação.

A entrada na conferência é gratuita e confere certificado aos participantes.

Comentários

pub