Onze portugueses partem dia 4 de Buenos Aires para o 37º Rali Dakar

Onze portugueses vão partir, no dia 4 de Janeiro, em Buenos Aires (Argentina) para a 37ª edição do Rali Dakar, […]

Dakar2015_percursoOnze portugueses vão partir, no dia 4 de Janeiro, em Buenos Aires (Argentina) para a 37ª edição do Rali Dakar, a sétima em versão sul-americana.

A aposta portuguesa será mais forte nas duas rodas, com as presenças do algarvio Ruben Faria (KTM), que em 2013 foi 2º classificado nas motas, mas em 2014 caiu e abandonou, Hélder Rodrigues (Honda), 3º classificado em 2011 e 2012, Paulo Gonçalves (Honda), vice-campeão mundial de todo-o-terreno, e ainda Mário Patrão (Suzuki).

Nos carros, o veterano Carlos Sousa volta a ser o português em destaque, ao volante de um Mitsubishi navegado por Paulo Fiúza, numa edição que marca também o regresso de Ricardo Leal dos Santos.

Além deste trio, participam ainda Filipe Gameiro e Vítor Jesus, que serão navegadores do chileno Boris Garafulic (Mini) e do argentino Nazareno Lopez (Toyota), respetivamente.

Nos camiões, a representação portuguesa estará a cargo de Pedro Velosa (Iveco) e José Martins (Renault), numa categoria em que o russo Andrey Karginov (Kamaz) parte com o estatuto de campeão em título.

Com partida (4 de Janeiro) e chegada (17 de Janeiro) previstas para Buenos Aires, a dura maratona de todo-o-terreno irá percorrer, ao longo de 14 dias, perto de 9200 quilómetros (4600 dos quais cronometrados para automóveis e motos) entre estradas, pistas e dunas, distribuídas por Argentina, Chile e Bolívia. No total, estão inscritos 414 veículos.

Nas motas, o espanhol Marc Coma (KTM) surge como um dos principais favoritos e irá defender o título conquistado na última edição, com o seu compatriota Joan Barreda (Honda) e o francês Olivier Pain (Yamaha) a surgirem também entre os principais favoritos este ano, numa lista que inclui ainda os dois portugueses da Honda (Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves).

Entre as novidades nos automóveis, destaca-se o regresso da Peugeot a uma competição que já dominou entre 1987 e 1990, com quatro vitórias repartidas entre a dupla finlandesa Ari Vatanen e Juha Kankkunen.

A equipa francesa quer regressar ao topo e apostou forte num trio de pilotos consagrados, que soma 17 títulos entre si, encabeçada pelo francês Stéphane Peterhansel, que detém um recorde de 11 triunfos na prova (entre motos e automóveis).

Como companheiros de equipa, terá o também francês Cyril Despres, detentor de cinco vitórias nas motos e que agora se estreia nos carros, e o espanhol Carlos Sainz, ex-campeão mundial de ralis e vencedor da edição de 2010 do Dakar.

Trata-se de uma aposta forte da Peugeot que pretende interromper a hegemonia da Mini, que venceu as últimas três edições. A marca alemã aposta na revalidação do título do espanhol Nani Roma, que terá como colega de equipa o qatari Nasser Al-Attiyah.

 

dakar etapas-2

Comentários

pub