Número de mortes nas praias portuguesas baixa 60% nesta época balnear

Um total de sete mortes foram registadas em todo o litoral português, na época balnear de 1 de maio a […]

?????????Um total de sete mortes foram registadas em todo o litoral português, na época balnear de 1 de maio a 29 de setembro, revelou hoje a Marinha. Trata-se de uma baixa de quase 60% em relação ao ano de 2013, quando morreram 12 pessoas nas praias.

Apenas um desses casos se deu no Algarve: o afogamento de uma mulher portuguesa, de 59 anos, na Praia do Cabeço, em Vila Real de Santo António, no dia 16 de Agosto.

A Marinha acrescenta que somente um caso mortal – a morte súbita de um homem de 86 anos, em S. Martinho (Nazaré) – se deu nas praias marítimas vigiadas de jurisdição marítima.

Os restantes seis casos registaram-se nas zonas marítimas não vigiadas de jurisdição marítima, nomeadamente nas praias do Rouxinol (Costa da Caparica), da Concha (Nazaré), da Nazaré, Agudela (Leixões), Cabeço (VRSA) e ainda Frente do Pestana Bay, no Funchal (Madeira).

época balnear 2014Das vítimas mortais, apenas a que faleceu por morte súbida na Madeira, no passado dia 19 de setembro, não tinha nacionalidade portuguesa. Tratava-se de um homem russo, de 63 anos.

Durante a época balnear referida, houve ainda 472 intervenções em praias vigiadas por nadadores salvadores nas concessões, 195 em praias não concessionadas mas abrangidas por sistemas integrados, 802 assistências a primeiros socorros, e 159 buscas, com sucesso, a crianças perdidas na praia.

Comentários

pub