Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

“365 dias para se apaixonar por Portimão” com Nuno Júdice, Margarida Tengarrinha e muito mais

Nela cabem eventos bem conhecidos e mediáticos (o MotoGP ou o Festival da Sardinha são exemplos), mas também iniciativas culturais que prometem, como exposições de Nuno Júdice, de José Dias Coelho, de Margarida Tengarrinha ou um espetáculo de Hugo van der Ding. “365 dias para se apaixonar” por Portimão é o mote do programa de eventos do município para este ano.

O rol de iniciativas culturais e desportivas da Câmara de Portimão foi apresentado oficialmente na tarde desta sexta-feira, 14 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Tudo está condensado num livrinho, distribuído na BTL, que apresenta os principais eventos do ano neste concelho.

recrutamento zoomarine 2025

E há para todos os gostos: desde o desporto, passando pela música, pelas artes, pela gastronomia…

Um dos principais eventos realiza-se já no final deste mês de Março: trata-se do Mundial de Superbikes que se disputará, mais uma vez, no Autódromo Internacional do Algarve (28-30 de Março).

Ainda no mundo do desporto, além dos torneios de padel, ginástica rítmica e do International Masters Futsal (20-24 de Agosto), haverá talvez o principal acontecimento para o concelho.

De 7 a 9 de Novembro, voltar-se-á a disputar o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, no Autódromo, com as esperanças a recaírem sobre os ombros do piloto luso Miguel Oliveira.

Mas, neste programa de eventos, «a cultura é um dos grandes motes», como confessou Álvaro Bila, presidente da Câmara de Portimão, ao Sul Informação.

Daí que haja uma série de iniciativas, espalhadas pelo ano, tendo o Museu de Portimão como um dos epicentros.

O 17º aniversário do Museu será assinalado a 17 de Maio com a inauguração da exposição “Cores da Terra e do Mar”, de José Vila, um dos criadores da Adega Vila Lisa, na Mexilhoeira Grande, e que morreu em 2021.

Também haverá mais uma edição da Corrida Fotográfica de Portimão – a 25ª. Ainda no Museu de Portimão, um dos destaques vai para uma outra exposição sobre um ilustre portimonense.

A 20 de Setembro, será inaugurada uma mostra de Nuno Júdice, poeta que morreu em 2024 e que também era natural da Mexilhoeira Grande. Durante esse mês, também será lançado um livro sobre as “Intervenções Arqueológicas no Centro de Portimão”, em data ainda a definir.

Sul Informação

Mais para o final do ano, será inaugurada uma terceira mostra que promete: esta de homenagem a José Dias Coelho e Margarida Tengarrinha, que foram casados até o artista plástico ter sido assassinado pela PIDE, durante o Estado Novo.

Este será um momento especial também pela forte ligação de Margarida Tengarrinha ao Museu de Portimão e ao seu Grupo de Amigos. A exposição será inaugurada a 13 de Dezembro.

Quanto à música, estão também previstos concertos de bandas como “Os Azeitonas”, a 24 de Abril, na Portimão Arena, e dos D. A. M. A (12 de Julho). A isto junta-se um espetáculo de Páscoa, da Orquestra do Algarve, no dia 19 de Abril, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

O AfroNation também estará de regresso (9-11 de Julho) à Praia da Rocha, à semelhança de iniciativas como a “Noitada” (25-26 de Julho).

O Festival da Sardinha (5-10 de Agosto), as Marchas Populares (1-29 de Junho) e a exposição da World Press Photo (20 de Junho – 10 de Agosto) são outros dos destaques, bem como um espetáculo do humorista Hugo van der Ding, a 5 de Julho, no TEMPO, chamado “A Grande Fantochada”.

A presença de Portimão na BTL serviu também para o município apresentar um estudo que fez recentemente de auscultação ao impacto e sucesso de três eventos no ano passado: a Noitada, a Passagem de Ano e o Festival da Sardinha.

Coordenado por Fernando Perna, professor e investigador da Universidade do Algarve, o estudo mostra que houve um apoio dos residentes acima dos 80% aos três eventos.

O impacto económico direto também foi medido: na “Noitada” cifrou-se nos 2,6 milhões, valores mais altos no Festival da Sardinha (12,8 milhões) e na Passagem de Ano/Sonho de Natal (10,1 milhões).

Em declarações ao Sul Informação, Álvaro Bila considerou que estas são «três apostas bem ganhas»..

«Temos de continuar a apostar nestes eventos. O estudo foi aqui apresentado pela primeira vez: da parte das pessoas, sentimos que houve um gosto enorme em eventos como a “Noitada”, por exemplo», concluiu.

recrutamento zoomarine 2025
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos