Morreu o poeta algarvio Nuno Júdice

Nuno Júdice morreu este domingo, aos 74 anos

Morreu o poeta e ensaísta algarvio Nuno Júdice, este domingo, 17 de Março, aos 74 anos.

Nuno Júdice nasceu na Mexilhoeira Grande, Portimão, em 1949, e é considerado um dos mais importantes poetas portugueses.

Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa definiu o poeta e ensaísta português como «um autor decisivo numa época de transição da poesia portuguesa, entre as tendências experimentais da década de 1960 e o tom mais quotidiano dos anos 80 e seguintes».

«E mesmo no contexto da geração de 70, a que pertencia, não se parecia com nenhum outro, com os seus versos por vezes longos, discursivos, meditativos, o tom tardo-romântico, as interrogações sobre a noção de poema, mais tarde o pendor evocativo, melancólico ou irónico», frisou ainda o Presidente da República.

Nuno Júdice formou-se em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa.

Foi professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e, literariamente, foi distinguido com mais de dez prémios nacionais e estrangeiros, desde 1975, quando recebeu o Prémio de Poesia Pablo Neruda.

Entre outros, foi distinguido com o Prémio Review/2000, da Associação Internacional de Críticos Literários, o Prémio Fernando Namora/Estoril Sol, em 2004, o Prémio Hispano-Americano Rainha Sofia de Espanha, em 2013, Prémio Internacional de poesia Argana da Maison de la Poésia du Maroc, em 2014, e, nesse mesmo ano, o Prémio Poetas del Mundo Latino Victor Sandoval, do México.

Na nota publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda que «a sua obra poética e o trabalho de décadas em diferentes instituições foram um contributo maior para a singularidade, o cosmopolitismo e a projeção da literatura portuguesa».

O último livro de poesia de Nuno Júdice, “Uma Colheita de Silêncios”, foi lançado em Março do ano passado.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub