Vem aí mais uma Semana da Ria Formosa promovida pelo ICNF

Atividades decorrem entre 15 e 20 de Abril nos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e VRSA

Foto: Fabio Marcelino

Percursos interpretativos, observação de fauna e atividades de voluntariado ambiental: o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), através da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, vai promover, entre 15 e 20 de Abril, a sétima edição da Semana da Ria Formosa. 

A iniciativa, que conta com o apoio de vários parceiros, é dirigida às escolas e público em geral, promovendo atividades nos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

A iniciativa é dedicada à sensibilização ambiental nos concelhos abrangidos pelo Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), visando «a partilha pedagógica de experiências com a comunidade local e visitantes e, em simultâneo, o desenvolvimento de atividades sobre os valores naturais desta importante zona húmida e a sua biodiversidade, onde se apoiam as muitas atividades económicas, tais como o turismo, o desporto, a pesca, a produção de sal e o marisco», refere o ICNF.

Além dos percursos interpretativos, observação de fauna e atividades de voluntariado ambiental, estarão patentes três exposições: uma no Ria Shopping (Olhão) sobre a problemática das espécies exóticas invasoras; outra na Escola Básica 2,3 D. José I (Vila Real de Santo António) com o projeto artístico LIXARTE; e, por fim, no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina Faro, “A Água e o Mar para mim”.

Através deste projeto, e em alinhamento com o Plano de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa, o ICNF pretende «estimular as parcerias com a comunidade local, entidades públicas, privadas e associações, e contribuir para uma sociedade com pessoas comprometidas e ativas na proteção e restauro dos ecossistemas que sustentam a vida e as atividades humanas».

A Semana da Ria Formosa contou, em 2023, com mais de 1600 participantes.

O programa deste ano pode ser consultado aqui.

 

 



Comentários

pub