Prisão preventiva para mulher ligada a rapto de idoso em Almancil

Rapto aconteceu a 24 de Agosto de 2023

Uma mulher de 32 anos, ligada ao rapto de um idoso de 82 anos, em Agosto do ano passado, em Almancil, que acabaria por ser levado para Barcelona, foi detida e vai ficar em prisão preventiva, anunciou este sábado, 13 de Abril, a Polícia Judiciária (PJ). 

Este detenção surge depois de, em Dezembro do ano passado, já terem sido também detidos sete homens e duas mulheres, envolvidos neste crime. 

Aos detidos em território espanhol, com idades entre os 21 e os 43 anos, com antecedentes criminais por crimes de roubo em Espanha, foi também aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

E, em relação ao rapto em Almancil, de que crime estamos a falar?

Segundo a PJ, tudo aconteceu a 24 de Agosto de 2023.

Nesse dia, o idoso, submetido a extorsão, sofreu «violentas agressões e ameaças, com recurso a armas de fogo» e foi roubado em 100 mil euros, «através de transferências das contas bancárias da vítima para diversas contas destino abertas pelos suspeitos com recurso a documentação falsa».

Depois do roubo, o homem foi levado para Barcelona, onde foi «preso numa árvore, num local ermo». O objetivo é que não fosse encontrado, mas o octogenário conseguiu libertar-se. Das lesões resultou a necessidade de receber tratamento hospitalar em Espanha.

De resto, a cooperação entre as autoridades portugueses e espanholas «permitiu chegar à identidade dos suspeitos do crime de rapto e de uma alargada rede de branqueamento de capitais que se estende a vários países da Europa, com o centro nevrálgico em Espanha».

Das buscas realizadas em Dezembro do ano passado, resultou a apreensão de significativos elementos de prova, nomeadamente uma arma de fogo, réplicas de armas de fogo utilizadas nas ações criminosas, bem como material destinado à contrafação e falsificação de documentos de identificação e, também, documentação falsa.

Foram, ainda, recuperadas duas viaturas de matrícula portuguesa que tinham sido roubadas.

 



Comentários

pub