“Mochila” regressa à base e invade Faro com diversidade cultural

Quarta edição do “Mochila” decorre entre os dias 16 e 26 de Maio

O MOCHILA – Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens vai, nesta quarta edição, levar a vários pontos da cidade de Faro, entre os dias 16 e 26 de Maio, a «diversidade cultural» que o caracteriza desde o início.

Nascido em 2021, este festival, que tem como principais objetivos «a promoção da descentralização da oferta cultural; a democratização do acesso a uma programação artística multidisciplinar de qualidade composta por companhias e artistas nacionais e internacionais de referência; e, também, a capacitação do público e das comunidades para o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o mundo contemporâneo», volta a “invadir” a capital algarvia.

Despois de na edição passada a programação se ter distribuído pelas cidades de Faro, Lagos e Loulé, este ano, o “Mochila” «regressa à base», concentrando todas as suas atividades na “cidade berço” e com passagem pela Ilha da Culatra.

Ao Sul Informação, João de Brito, diretor artístico do LAMA Teatro, que organiza o “Mochila”, revela que «a base do festival será a mesma, mas com uma programação e ofertas muito diferentes», principalmente no que às atividades paralelas diz respeito.

 

João de Brito, diretor artístico do LAMA Teatro, que organiza o “Mochila”

 

Como habitual, haverá ações de mediação cultural, nomeadamente o “Gang das Mochilas”, projeto que envolve jovens em idade escolar, ou o “ESTOJO – Laboratório Pedagógico do LAMA Teatro”, iniciativa que conta com a participação de elementos da comunidade residente na região do Algarve.

«Continuamos a dar relevo ao que se faz no Algarve e, por isso, vamos ter o “Baile para pais e filhos”, dinamizado pela Camada, o “Baile tropical”, por Miguel Neto/Discossauro, que fecha o festival, e o concerto dos alunos da Escola de Música Moderna do Sul da ARC Os Músicos», destaca João de Brito.

O Jardim da Alameda será ainda palco de um “Pic-Nic de histórias” contadas por intérpretes algarvios.

Nesta quarta edição, dá-se ainda continuidade ao ciclo de conversas, «momento que promove a troca de ideias e visões entre intervenientes oriundos de diferentes quadrantes», tendo como mote o ensino artístico.

 

 

João de Brito destaca também propostas na área do teatro, do novo-circo, performance e música, incluindo o concerto de Lena D´Água, no Teatro Lethes.

«A aposta em companhias nacionais e internacionais também se mantém», salienta o diretor artístico.

Na programação constam espetáculos de companhias como como Formiga Atómica, Ball 17, Fértil cultural, Mãozorra, Manuel Henriques, Rosinda Costa, Teatro Mosca e LAMA Teatro, entre outros.

A dimensão internacional é assegurada pela “Pelat” de Joan Català (ES); “Tartana”, de Trocos Lucos (ES) e Bufa i Rebufa, de Cia Enlaire (ES).

«No ano passado tivemos quatro mil espectadores, mas este ano a expectativa é que consigamos duplicar esse número», remata João de Brito.

O lançamento oficial da programação do “Mochila” está marcado para 9 de Maio. Os locais e horas dos espetáculos podem depois ser consultados aqui.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub