Misericórdia de Faro conclui obras no Lar Cónego Joaquim Jorge de Sousa

O lar funciona paredes-meias com o Centro Infantil de Torre Natal.

As obras de beneficiação no Lar de idosos Cónego Joaquim Jorge de Sousa, na Torre Natal (Faro), já estão concluídas, anunciou a Santa Casa da Misericórdia de Faro. 

A empreitada, que durou cerca de 9 meses, custou 414 mil euros, com financiamento do PARES 3.0 [Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais].

Com esta obra a Mesa Administrativa acredita que «o edifício do lar se tornou mais moderno e funcional, com a requalificação de 28 quartos, respetivas casas de banho, incluindo novas louças sanitárias, revestimentos, pavimentos e climatização».

Além disto, «foram realizados trabalhos de execução de novos acessos às instalações, privilegiando a acessibilidade a pessoas de mobilidade condicionada e efetuados melhoramentos na rede elétrica».

Foram também modernizadas as condições de trabalho dos colaboradores, que contam agora com melhores meios para a promoção de práticas de envelhecimento ativo e saudável, bem como a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos utentes.

Para a Mesa Administrativa, este é «o final feliz de um longo processo que começou em 2019, mas que nunca foi objeto de dotação de nenhum fundo de financiamento público para a sua realização».

Passados estes anos, acrescenta, «a dotação veio, mas os custos da empreitada também subiram e muito, tornando o investimento da nossa Instituição muito mais elevado».

A ERPI Cónego Joaquim Jorge de Sousa conta com quase 30 anos de existência. É composta por 5 vivendas, um edifício, com dois pisos e tem uma capacidade total que subiu de 58 para 64 utentes.

No espaço exterior existe um jardim que permite aos utentes e famílias passearem e usufruírem de um contacto próximo com a natureza.

No recinto da ERPI existe ainda uma capela, que foi construída para permitir aos residentes que assim o desejem, dar continuidade às suas atividades religiosas.

O lar funciona paredes-meias com o Centro Infantil de Torre Natal.

 

 



Comentários

pub