Ministra da Saúde aceita demissão do diretor executivo do SNS

A direção executiva iniciou a sua atividade a 1 de Janeiro de 2023

A ministra da Saúde aceitou hoje a demissão do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, indicando que «no devido tempo será conhecida a solução para a Direção Executiva».

Na terça-feira ao final da tarde, o diretor executivo do SNS anunciou a sua demissão, em conjunto com a sua equipa, alegando que não quer ser obstáculo ao Governo nas políticas e nas medidas que considere necessárias.

«A ministra respondeu já ao Dr. Fernando Araújo, agradecendo a comunicação e serviço prestado, e transmitindo a aceitação daquele pedido, que foi apresentado de modo voluntário e espontâneo», refere o Ministério da Saúde, em comunicado.

O Ministério da Saúde acrescenta que «no devido tempo será conhecida a solução para a Direção Executiva que terá a missão de realizar efetivas reformas, incluindo na gestão operacional e prestação de cuidados, que são inadiáveis para virar a página em defesa do SNS, e finalmente remediar a pesada herança que tanto prejudica o acesso, em tempo e qualidade, à saúde, em especial pelas pessoas mais vulneráveis».

A direção executiva iniciou a sua atividade a 1 de Janeiro de 2023, na sequência do novo Estatuto do SNS proposto ainda pela então ministra Marta Temido, com o objetivo de coordenar a resposta assistencial de todas as unidades do SNS e de modernizar a sua gestão.

 



Comentários

pub