Militar são-brasense foi homenageado pela autarquia

O militar ingressou na Marinha Portuguesa no ano 2004

O primeiro-sargento Filipe Marques foi homenageado, esta quarta-feira, dia 11 de Abril, pelo Município de São Brás de Alportel, de onde é natural, devido à sua participação na missão Atalanta.

O militar ingressou na Marinha Portuguesa no ano 2004. Ao longo do seu percurso, Filipe Marques destaca o embarque nos navios NRP João Belo e no NRP Vasco da Gama.

Em 2010, o seu percurso na Marinha levou-o até ao curso de submarinista.

O primeiro submarino em que desenvolveu funções foi no NRP Arpão, mas é a bordo do submarino NRP Tridente que destaca um dos momentos da sua carreira devido à participação nas missões no Mediterrâneo, no âmbito da NATO, por ter tido a oportunidade de conhecer vários países.

No entanto, diz que a vida a bordo de um submarino por vezes torna-se difícil, nomeadamente a dificuldade de contacto com o exterior e os longos períodos submersos.

«O louvor dado enaltece o espírito de missão e o percurso exemplar de altruísmo do militar, no âmbito da sua participação na Operação Atalanta 2023, como operador no Centro de Operações», diz a Marinha.

A Missão Atalanta teve como propósito garantir a segurança da navegação, através do combate à pirataria, assim como a proteção dos navios do world food programme (WFP) a maior organização humanitária do mundo que atua em situações de emergência e de assistência alimentar.​

Comentários

pub