Lagos viaja até ao mundo pré-histórico dos dinossauros do Brasil

O evento é de entrada gratuita, mas sugere-se que faça a inscrição

«Uma viagem fascinante ao mundo pré-histórico dos dinossauros do Brasil». É isto que promete a palestra do professor Ismar Souza Carvalho, um paleontólogo de renome mundial com um vasto percurso académico, esta quarta-feira, 3 de Abril, a partir das 18h30, no Centro Ciência Viva de Lagos.

A motivação para a vinda a Lagos do professor Ismar Carvalho é clara.

«Minha motivação principal é conhecer o Centro Ciência Viva em Lagos. As atividades de educação e difusão dos diferentes Centros Ciência Viva são uma grande referência internacional para a popularização das ciências», diz.

Ismar Souza Carvalho vem igualmente ao Algarve para partilhar conhecimentos científicos.

«Nossa história geológica está conectada através das relações atlânticas. A origem do Atlântico mostra-se como um evento extremamente importante para eventos de extinção e evolução que afetaram igualmente as faunas portuguesas e brasileiras. Além disso, temos alguns fósseis marinhos do Cretáceo Superior que pertencem às mesmas espécies. Outro aspeto importante são as faunas terrestres representadas pelas pegadas de dinossauros, cuja forma de preservação são elementos importantes para a interpretação paleoambiental», acrescenta.

Desta colaboração, o académica espera «poder aprender sobre as melhores práticas para a difusão científica através do modelo adotado pelo Centro Ciência Viva Lagos e viabilizar parcerias com a Casa da Ciência – UFRJ, instituição a qual realiza a popularização da Ciência no Rio de Janeiro».

O evento é de entrada gratuita, mas sugere-se que faça a inscrição para o e-mail [email protected]

Ismar de Souza Carvalho é licenciado em Geologia pela Universidade de Coimbra (1984),

Mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (1999).

Diretor da Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é também pesquisador Associado do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, Portugal.

Editor Associado do Brazilian Journal of Geology e do Corpo Editorial da revista Fossils. Membro do corpo de revisores científicos do Programa Patrimônio Geológico do Brasil – PPGB, do Serviço Geológico do Brasil. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Estratigráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cretáceo, paleoecologia, paleontologia, geologia e bacias sedimentares. Bolsista 1 A do CNPq e participante do Programa Cientistas do Nosso Estado – FAPERJ.

 



Comentários

pub