Afinal, relatos do futebol distrital na Fóia deverão continuar

«Nós somos património radiofónico do Algarve»

O fim chegou a estar certo, mas, «em princípio», os relatos de todos os jogos da I Divisão Distrital de futebol vão continuar na Rádio Fóia. O departamento de Desporto e a direção continuam de costas voltadas, mas a intervenção da Associação de Futebol do Algarve (AFA) ajudou a desbloquear o imbróglio. Pelo menos, para já. 

«Queremos aqui agradecer-lhe a companhia que nos fez e a atenção que nos dispensou desse lado. Vamos partir. Na hora do adeus… quem sabe. Boa Páscoa».

Era com estas palavras que Armando Moreira se despedia de mais de 20 anos ao serviço dos microfones da Rádio Fóia. Era um sábado, 23 de Março, e tudo parecia indicar o fim de uma longa viagem sempre a acompanhar o futebol distrital.

Armando Moreira, coordenador do departamento e pivot, não escondeu a tristeza na voz. Em causa, havia de dizer ao Sul Informação dias depois, estava a falta de pagamento, por parte da direção, que levava ao fim dos relatos.

«Não nos pagam. O desporto funciona de forma autónoma – nós angariamos a publicidade para o ano todo, damos à rádio e depois é a rádio que nos paga», lamentava.

Não se pode propriamente falar em fumo branco, mas, quando já não era expectável, chegou-se a um “acordo”.

Uma reunião entre o departamento de Desporto e a Associação de Futebol do Algarve, que tem um protocolo com a Fóia para assegurar os relatos ao longo da época, permitiu vislumbrar uma possível saída.

 

Armando Moreira com um entrevistado

 

«Eles pediram-nos para continuar e nós aceitámos», comenta Armando Moreira.

Isto se… a direção assim o deixar. Paulo Rosa, presidente da Direção da Cooperativa que gere a Rádio Fóia, não dá totais certezas. «Em princípio, os relatos voltarão no fim de semana, depois de termos engolido muitos sapos», diz.

Para que se tenha chegado a este estado de coisas, Armando Moreira coloca todas as culpas na direção da Fóia.

«Não têm interesse em manter o departamento, mas eu pergunto: o que é que dá prestígio à rádio? É a música? Isso todos passam. Nós éramos ouvidos por muita gente: dávamos audiência», lamenta.

Da parte da direção da Cooperativa que gere a Rádio Fóia, as culpas são imputadas ao departamento de Desporto.

«Foi-lhes concedida autonomia e foi por decisão própria que terminaram os relatos», diz Paulo Rosa.

Ao longo destas décadas, a Associação de Futebol do Algarve (AFA) foi sempre parceira da Fóia, ajudando, até financeiramente, nos relatos semanais.

Reinaldo Teixeira, presidente da AFA, assume que teve conhecimento dos problemas entre a direção e o Departamento de Desporto, querendo ser «parte da solução»… tal como acabou por ser.

No final da época, de resto, haverá uma reunião entre o departamento de Desporto e a direção da Rádio Fóia, com mediação da AFA.

Para José António Pires, um dos colaboradores mais antigos da Fóia Desporto, se, após essa reunião, não houver mesmo volta a dar, quem fica a perder «são os clubes e o futebol no Algarve».

«Nós somos património radiofónico do Algarve», conclui.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub