Variante de Olhão acelera com assinatura do contrato para a sua construção

A empreitada é promovida pelo PRR e envolve um investimento de 14,4 milhões de euros

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

A construção da Variante de Olhão, na EN125, está mais próxima de se concretizar, depois desta quinta-feira, 7 de Março, a Infraestruturas de Portugal (IP) ter assinado o contrato para realização desta obra. 

A empreitada, promovida no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e financiada pela União Europeia, envolve um investimento de 14,4 milhões de euros.

Em nota, a IP reforça que «a futura variante rodoviária irá assegurar a melhoria das condições de segurança e fluidez de tráfego para quem circular na EN125, desviando o tráfego que hoje atravessa o núcleo urbano, para fora da cidade, o que contribuirá para o descongestionamento na cidade de Olhão e aumento da segurança rodoviária, pela redução do risco de acidentes e particularmente do risco de atropelamento».

A variante terá cerca de 6 quilómetros, uma via para cada sentido e sete rotundas, que farão a ligação à rede viária local.

A via terá início ao quilómetro 111,600 da EN125, a poente de Olhão, e terminará na rotunda existente a nascente de Olhão, que faz ligação entre a EN125 e a EN398.

O traçado desenvolve-se circularmente à cidade de Olhão, nas proximidades das localidades de Torrejão, Bela Mandil, João de Ourém, Arrochela, Quinta do Calhau, Quinta do Major, Ponte de Quelfes (cemitério de Olhão) e Piares.

O concurso público para esta obra foi lançado a 20 de Novembro do ano passado, graças a uma portaria assinada pelo ministro João Galamba, no dia 23 de Outubro, aquando de uma visita ao Algarve.

Em Outubro, o anúncio feito pelo agora ex-governante levou o autarca António Pina a considerar que aquele era «um grande dia para Olhão e para toda a região do Algarve».

«A Variante é um anseio antigo do nosso município, que vai representar um salto de gigante na mobilidade e na qualidade de vida dos olhanenses e dos algarvios», considerou o presidente da Câmara de Olhão.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub