Tito Paris, Teresinha Landeiro e Dubioza Kolektiv atuam nos 20 anos do MED

Festival MED decorre de 27 e 30 de Junho

Foto: Facebook

Tito Paris, Teresinha Landeiro, Dubioza Kolektiv e Oum são apenas alguns dos 20 artistas já anunciados para o Festival Med, que volta a encher as ruas de Loulé de cultura e animação entre os dias 27 e 30 de Junho – e que este ano tem pela primeira vez um país convidado, que será Marrocos. 

Os nomes, bem como a novidade de que, a partir de agora, a cada ano, haverá um país convidado, foram anunciados esta sexta-feira, 1 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Este ano, cabe ao Reino de Marrocos ser o primeiro a mostrar em Loulé a sua cultura e tradições, através da música, artesanato, gastronomia, literatura e outras vertentes.

«Termos um país convidado era uma vontade há dois anos. Porquê Marrocos? Influência árabe em Loulé. Tem havido também um estreitar de Laços com o reino de Marrocos e fazia sentido fazer este desafio», disse Carlos Carmo, vereador da Câmara de Loulé, durante a apresentação na BTL.

No Claustro do Convento do Espírito Santo será recriado um Souk, onde os visitantes poderão vivenciar o verdadeiro ambiente do Magreb.

Contudo, as iniciativas enquadradas nesta nova “rubrica” começam muito antes da realização do festival. No dia 23 de Março, o Cineteatro Louletano acolhe um concerto “MED Flavour” com elementos originários de Marrocos, a Orquestra Al-Garawiyin sobe ao palco para trazer a música, no âmbito da programação do Festival Al-Mutamid.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

A Associação Al-Mutamid Ibn Abbad, através do cônsul honorário de Marrocos no Algarve, José Alegria, e do antigo reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, em colaboração com a Embaixada de Marrocos no Algarve, são os principais promotores desta iniciativa.

Nos palcos do MED, Marrocos volta a estar representado por Oum, uma cantautora de música popular marroquina contemporânea, com uma carreira que se estende sobretudo pelo Norte de África e Europa. O seu trabalho é uma fusão de influências de hassani, jazz, gospel, soul, afrobeat e música Sufi.

Pela primeira vez estarão representados o Chade a Coreia do Sul e a Estónia, que se irão juntar às dezenas de nacionalidades que já estiveram no MED.

Afrotronix é um conceito original, uma visão afrofuturista que carraega uma mensagem pan-africana criada pelo famoso guitarrista chadiano-canadiano Caleb Rimtobaye. A banda celebra algoritmos africanos através da música afro eletrónica, arte digital, moda africana e dança urbana africana.

A eletrónica também está na essência dos sul-coreanos Idiotape, o trio eletrónico que vem de Seul. Influenciado pelo rock clássico coreano das décadas de 1960 e 1970, o som deste grupo é uma mistura musical inovadora de ritmos orientados por sintetizadores e batidas fortes de bateria acústica.

Puuluup vão ser os representantes da Estónia na Eurovisão 2024 e também estarão no MED. O duo de nu-folk estónio foi criado em 2014 por Ramo Teder e Marko Veisson, eles que serão os primeiros estónios a figurar no festival louletano.

O no alinhamento desta 20ª edição vai ainda para um ícone da música dos Palops, o cabo-verdiano Tito Paris, músico, compositor e cantor radicado em Lisboa há vários anos.

A cantora e compositores Rita Vian começa a dar os primeiros passos na música nacional e Loulé será mais uma montra para esta jovem que, em 2022, recebeu um Prémio Play na categoria de Artista Revelação.

Entre os primeiros nomes já confirmados estão ainda Chico César (Brasil), Teresinha Landeiro (PT), Afrotronix (Chade), Anthony B (Jamaica), Antti Paalanen (Finlândia), Bixiga 70 (Brasil), Dubioza Kolektiv (Bósnia e Herzegovina), Idiotape (Coreia do Sul), Kumbia Boruka (México/Chile/Argentina/França), Mazgani (Portugal/Irão), Mouvman Alé (Ilha da Reunião), Oum (Marrocos), Puuluup (Estónia), Roberto Fonseca (Cuba), Sofiane Saidi (Argélia), Throes+The Shine (Angola/Portugal), Tito Paris (Cabo Verde) e de Portugal, Kumpania Algazarra e Lina.

Este ano o Festival MED conta com 90 horas de música, 12 palcos, 54 concertos, 378 músicos, 100 exposições de artesanato, duas exposições de arte em vários pontos do recinto, 12 grupos diários de animação de rua.

A apresentação do Festival na BTL contou com a presença dos Kompania Algazarra e de Rita Vian.

Os bilhetes estão em pré-venda na BOL até 23 de Junho com os preços de 10 euros diário, 35 euros família e 30 euros passe geral.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub