Tempestade Mónica mantém agitação marítima forte na costa ocidental

O tempo vai aliviar ao longo do domingo

Foto Nelson Inácio | Sul Informação (arquivo)

Aguaceiros, pontualmente de granizo e acompanhados de trovoada, podendo ser por vezes fortes, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência durante o dia de domingo, queda de neve nas montanhas do Norte e Centro e agitação marítima forte na costa ocidental portuguesa.

Esta é, em resumo, a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para este domingo, 10 de Março, dia de Eleições Legislativas. A culpada é a depressão Mónica, assim batizada pela Meteo France, o Serviço Meteorológico Francês.

Segundo o IPMA, esta depressão, que estava centrada a noroeste da Península Ibérica às 18UTC deste sábado, dia 9, «irá deslocar-se gradualmente para leste e encher, diminuindo progressivamente as condições de instabilidade durante o dia 10».

Assim, estão previstos aguaceiros, pontualmente de granizo e acompanhados de trovoada, podendo ser por vezes fortes, diminuindo gradualmente de intensidade
e frequência durante o dia de domingo.

A queda de neve ocorrerá acima de 800/1000 metros de altitude nas regiões Norte e Centro, subindo gradualmente a cota para 1400 metros durante o dia 10, continuando a acumular-se em vários locais onde já existe neve no solo.

O vento soprará moderado, por vezes forte, de noroeste em especial no litoral e nas terras altas, onde as rajadas serão, respetivamente, até 75 km/h e até 90 km/h, enfraquecendo gradualmente a partir da manhã deste domingo.

Para o Algarve e Alentejo, o que mais interessa é a previsão de agitação marítima, que permanecerá forte, em especial na costa ocidental, com ondas entre 5 e 8 metros de altura significativa.

As ondas podem mesmo, até ao início da manhã de dia 10, atingir a altura máxima de 14 metros a sul da foz do rio Douro, e diminuindo para 4 a 5 metros a partir da tarde de domingo.

 

 



Comentários

pub