Sobremesa com doce de ovo, alfarroba, plantas salgadas e tinta de choco vence concurso “Mar Mais Doce”

Iniciativa foi promovida pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve

Massa de amêndoa, alfarroba, doce de ovo, plantas halófitas (tolerantes ao sal), água dessalinizada e tinta de choco. Estes não parecem ser ingredientes da mesma receita, mas não só são, como permitiram a Rafael Santos, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), fazer a sobremesa “Choquinhos da Serra”, que venceu o concurso “Mar Mais Doce”, cuja final teve lugar na segunda-feira, dia 18 de Março, em Faro.

Este concurso, dirigido a alunos de Cozinha e Pastelaria de todo o Algarve, desafiou os aspirantes a chef  «a criar sobremesas tradicionais com ingredientes do mar e da ria», segundo a EHTA.

A «inesperada sobremesa» criada por Rafael Santos, do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve «impressionou o júri deste concurso, que contou com a participação de mais de uma dezena de concorrentes de várias escolas profissionais algarvias».

«Fala-se muito em sustentabilidade, mas pouco se faz de diferente. Ao usarmos a riqueza que o mar e a ria nos oferecem, não só inovamos a Pastelaria, como tiramos mais aproveitamento dos recursos. Este desafio foi lançado a todos os alunos de escolas profissionais do Algarve porque uma grande ideia pode surgir de qualquer um e é isso que queremos inspirar nestes futuros profissionais», refere Mariline Pinguinha, chef e coordenadora do curso de Pastelaria da EHTA.

A final de segunda-feira juntou as 5 melhores sobremesas, anteriormente selecionadas «por um júri composto por conceituados chefes de cozinha e pastelaria».

Para além da confeção da receita inédita, os alunos tiveram que criar um storytelling à volta da sua criação e explicar de onde surgiu a inspiração para chegarem ao resultado final.

«Como algarvio que sou e homenageando as minhas raízes, quis valorizar a nossa costa e também o nosso interior do Algarve. Comecei por pensar na doçaria típica da região e vieram-me à memória recordações de sabores de infância como o Doce Fino do Algarve e as Queijadinhas de Alfarroba. Decidi juntar estes dois sabores nostálgicos com elementos do mar, tudo numa só iguaria. Assim nasceram os Choquinhos da Serra», explicou Rafael Santos.

Promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, «Mar Mais Doce» é um evento que tem como objetivo apoiar a pesquisa e criação de trabalhos sobre gastronomia local , regional, internacional, e, em especial, a gastronomia ligada aos produtos do mar e da Ria, designadamente sobre a sua história, tradição, antigas e futuristas técnicas de confeção.

«Depois do êxito da primeira edição do «Mar Mais Doce», o objetivo é que esta iniciativa se repita nos próximos anos. O propósito será sempre o de incentivar a criação e o hábito da aplicação de elementos do mar nas sobremesas para que a Pastelaria ganhe novos horizontes, através desta abordagem mais vanguardista», conclui a EHTA.

 

 

 

 



Comentários

pub