PS visitou obras para reduzir perdas de água em Lagoa e Tavira

«O impacto das alterações climáticas está sinalizado pelo PS na nossa região desde cedo», disse Jamila Madeira

Os candidatos do Partido Socialista, pelo círculo do Algarve, estiveram, este sábado, 2 de Março, em Lagoa e Tavira, visitando as obras que estão em curso para reduzir as perdas de água nos ciclos de abastecimento urbano.

Em Lagoa, diz o PS, «a autarquia está a seccionar a rede, por forma a aumentar a capacidade de detectar fugas de água e desta forma reduzir as perdas do sistema e em Tavira, o município que já conseguiu reduzir as perdas de água para mínimos históricos está a impermeabilizar as condutas».

O Algarve tem 43 milhões de euros para financiar obras de melhoria da eficiência das redes urbanas de abastecimento de água. Neste momento, estão a decorrer obras em Lagoa, Tavira, Silves, São Brás de Alportel e Albufeira e, com empreitadas já concluídas, temos ainda obras efetuadas em Faro, Lagos e Loulé.

«O impacto das alterações climáticas está sinalizado pelo PS na nossa região desde cedo. Fomos a primeira região em Portugal a aprovar um Plano de Eficiência Hídrica que contempla a construção de uma central dessalinizadora que está em concurso e que vai garantir 1/3 do total da água que o Algarve necessita para consumo humano», frisou Jamila Madeira que sublinhou que para além da diversificação das fontes de origem de água, como a captação de água no Pomarão e as ligações ao Alqueva, «temos que ter consciência que é necessário poupar e investir na eficiência dos sistemas, sejam eles urbanos como agrícolas».

Também nos perímetros de rega da Bravura e de Silves estão a decorrer obras para melhoria da eficiência e redução das perdas de água na agricultura. No total, o Algarve está a investir 14,5 milhões de euros nos sistemas de regadio públicos.

«Não existem regiões prósperas sem uma agricultura forte. O Algarve está a fazer um esforço para diversificar a sua base económica e não prescinde de ter um sector primário competitivo. É por isso que em simultâneo com a procura de novas origens de água, como a dessalinização, a captação de água no Guadiana, a barragem da Foupana ou as ligações ao Alqueva, tanto para a barragem de Odeleite como para a barragem da Bravura, temos que continuar a investir na eficiência dos sistemas e na poupança», concluiu Jamila Madeira, apontando como bom exemplo os investimentos que estão em curso nos perímetros de rega do Arade, em Silves e do Barlavento, em Lagos e Portimão, que os candidatos socialistas tiveram oportunidade de visitar e verificar no terreno acompanhados pelos dirigentes das respetivas associações de regantes.

 



Comentários

pub