PS visitou LAC em mais um dia de campanha

A cabeça de lista Jamila Madeira pede que se olhe para a cultura, a ciência e a defesa do ambiente como fatores de progresso e desenvolvimento

Os candidatos do PS pelo Algarve visitaram esta terça-feira, 5 de Março, o LAC – Laboratório de Atividades Criativas, que funciona no antigo estabelecimento prisional de Lagos e onde cada cela foi transformada num espaço de criação artística.

A cabeça de lista Jamila Madeira pede que se olhe para a cultura, a ciência e a defesa do ambiente como fatores de progresso e desenvolvimento.

«Precisamos incorporar a cultura, como de certa maneira já fazemos com a ciência e o ambiente, nas diferentes disciplinas do progresso social. Assumir a política cultural, não como algo à parte, mas como um factor intrínseco e indispensável ao desenvolvimento humano e económico», diz.

Os candidatos do PS chamam a atenção para os resultados da academia, nomeadamente do Centro de Investigação de Artes e Comunicação, e para o efeito que projetos de criação artística como o LAC, em Lagos ou o 289 e a antiga fábrica da cerveja, em Faro, têm na região.

«Para o Algarve, a cultura, a criação artística e o património têm um duplo significado, valor de identidade histórica e valor de diferenciação económica», defendem os socialistas.

Jamila Madeira enumera alguns dos investimentos realizados e apoiados nos últimos anos pelo Governo: o novo Museu Municipal Dr. José Formosinho, em Lagos, a conclusão da museulização da Fortaleza de Sagres e o novo centro interpretativo dos descobrimentos, o Cine-Teatro António Pinheiro, em Tavira ou projetos como o “Lavrar o Mar”, o Loulé Criativo e o Tasa.

Os candidatos do Partido Socialista defendem o reforço da dotação orçamental do programa “cultura em rede”, cuja primeira edição promovida pela Associação de Municípios do Algarve envolveu um orçamento de 800 mil euros e apontam o desenvolvimento de projetos do quarteirão cultural, em Loulé, a recuperação da antiga fábrica da cerveja, na cidade velha de Faro, o Museu do Mar em Olhão, a valorização do castelo de Aljezur e do Rabat da Arrifana.

 



Comentários

pub