Municípios da América Latina inspiram-se no Algarve para desenvolver o turismo

Para Maio, está marcado um encontro de fecho do projeto em Brasília

Nelson Dias e Maurício Zanin – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Inspirarem-se no caso do Algarve para futuras ideias de desenvolvimento do setor do turismo. Este é o objetivo da visita que municípios brasileiros e de outros países latino-americanos estão a fazer até esta sexta-feira, 22 de Março, a Portugal e que inclui conversas com agentes turísticos e com investidores. 

Este intercâmbio está a decorrer no âmbito do projeto “Inova Juntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade”, financiado pela União Europeia e coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios (Brasil), pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e pela associação Oficina, que se dedica aos temas da democracia participativa e do planeamento e avaliação de políticas públicas.

Um dos momentos altos foi a inauguração da exposição “Inovação e Sustentabilidade”, na Galeria ARCO, em Faro, composta por postais de realidade aumentada, referentes a boas práticas partilhadas pelas entidades portuguesas.

À margem da inauguração, Nelson Dias, membro fundador da Associação Oficina, explicou que esta visita tem como tema principal o turismo.

«Há uma grande parte de municípios que escolheram esta como uma área a desenvolver e estão a trabalhar os seus primeiros produtos turísticos. Por isso, escolheram a principal região turística do país [o Algarve] para saber como é que isso pode ser trabalhado», acrescentou.

Da lista de reuniões e visitas, constaram, por exemplo, estruturas como a Rota Vicentina, a Via Algarviana, a Região de Turismo do Algarve e a Tertúlia Algarvia.

 

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

O programa também contemplou idas a Loulé e Tavira, bem como um encontro com investidores privados.

Para Maurício Zanin, coordenador da Confederação Nacional de Municípios [Brasil], havia a «necessidade de trabalhar» a área do turismo.

«Nós tivemos a referência do Algarve como um um centro de excelência. Existem certos gargalos operacionais que têm de ser resolvidos. Por exemplo, queremos perceber como é que devemos atuar para evitar a concentração de turistas numa só fase», considerou.

No Algarve, estão municípios de vários pontos do Brasil: Belém, Santarém, Barcarena, Goiás, São Bento do Sul ou Águas da Prata.

Apesar de terminar em Novembro, o objetivo é continuar com as boas práticas do “InovaJuntos”.

«Queremos prosseguir, no futuro, não só enquanto rede, mas também enquanto parceiros de trocas institucionais», disse.

De resto, para Maio, está marcado um encontro em Brasília para o fecho de um projeto, cujo balanço é, até agora, muito positivo.

«Já fizemos 42 acordos de cooperação, em várias áreas como a economia, empreendedorismo, alterações climáticas. Agora, temos a certeza de que o turismo tem todas as condições para ser também um tema trabalhado nesta cooperação», concluiu.


Veja a entrevista com Nelson Dias:





Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub