Jaime Faria vence o Vale do Lobo Open

Jaime Faria tornou-se o primeiro português a vencer quatro torneios ITF em quatro semanas seguidas

Jaime Faria assinou hoje a 20.ª vitória consecutiva e sagrou-se campeão do Vale do Lobo Open, o ITF M25 que a Federação Portuguesa de Ténis organizou na Vale do Lobo Tennis Academy e que significou para o atleta portugês quarto título em quatro semanas.

Na final deste domingo, o jovem de 20 anos já liderava por 6-2 e 3-1 quando o checo Hynek Barton (475.º classificado no ranking) desistiu, devido a uma lesão nas costas.

O título em Vale do Lobo junta-se aos que já tinha erguido em Vila Real de Santo António, em Faro e na Quinta do Lago e faz de Jaime Faria o primeiro português a vencer quatro torneios ITF em quatro semanas seguidas.

Um dia depois de ter vacilado no plano psicológico, Faria regressou ao court com outra atitude.

Alheio aos problemas físicos do checo, que na véspera precisou de 2h50 para resolver a respetiva meia-final, Faria esteve sempre disponível para as investidas do checo e obteve a vantagem necessária para lhe cortar as aspirações.

«Ainda estou um bocado sem palavras porque está tudo a acontecer muito rápido», disse na entrevista deste domingo. «É deixar-me ir com o flow porque as coisas estão a acontecer e tenho de continuar a trabalhar e a jogar.»

«Ele é um jogador com muitas armas e muito impulsivo, portanto a qualquer momento pode começar a encaixar as peças e torna-se muito perigoso. Eu tinha um certo ascendente por ter ganho há duas semanas e mostrei desde o início que conseguia ser superior e aguentar-me nos momentos em que ele carregava. Converti rapidamente os pontos de break que criei e estive sempre muito concentrado. Foi pena ele não ter conseguido acabar a final, mas o início que eu tive também foi decisivo para isso, porque se ele estivesse por cima claramente não teria desistido», disse acerca do embate decisivo.

A vitória deste domingo foi a 20.ª consecutiva para Jaime Faria, uma série que se traduz no segundo melhor registo do ténis português, superando os de Nuno Marques, em 1999, e Rui Machado, em 2015, mas ainda atrás do que o algarvio — um dos seus atuais treinadores no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis — assinou em 2008, quando celebrou por 26 encontros consecutivos.

Com 100 pontos na bagagem, o tenista português com mais vitórias este ano já sabe que vai entrar pela primeira vez no top 300 (começou o ano como 411.º), mas mantém os pés na terra: «No ténis podemos ter estes resultados e depois levar uma chapada de humildade, portanto é aproveitar e desfrutar, mas depois preciso de continuar a trabalhar».

O próximo torneio será o Loulé Open, na próxima semana, que será o sexto e último ITF M25 consecutivo a acontecer no Algarve.

 



Comentários

pub