Investigador desvenda funcionamento da rede de comunicações de Loulé nos finais da Idade Média

Gonçalo Melo da Silva é investigador no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

“A rede de comunicações de Loulé nos finais da Idade Média” é o tema da conferência que o investigador Gonçalo Melo da Silva apresenta no dia 16 de março, às 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães.

Em Portugal, apesar do poder concelhio constituir um tema clássico na historiografia medieval, os estudos sobre os concelhos e as suas redes de comunicação circunscreveram-se quase exclusivamente à participação em Cortes e ao diálogo com a Coroa, sendo menos conhecidos os processos de recolha e troca de informação fora do Parlamento e da Corte e com outros concelhos e poderes, como os eclesiásticos, e agentes, como os mercadores.

Com efeito, continuam a ser necessários trabalhos, por exemplo, sobre a extensão da rede de comunicação dos concelhos, os agentes que empregavam nesta atividade e o seu perfil social e os aspetos logísticos e o financiamento das suas deslocações. Estas lacunas historiográficas podem ser explicadas, em grande parte, pela escassez de fontes, o que não acontece para o caso louletano.

Assim, pretende-se nesta conferência apresentar a rede de comunicações de Loulé com o exterior nos finais da Idade Média, como os agentes envolvidos, o seu perfil social e as missões e as viagens que realizaram.

Gonçalo Melo da Silva é investigador no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 2009, onde é coinvestigador responsável pelo projeto “Pensar em grande sobre as pequenas vilas de fronteira: Alto Alentejo e Alta Extremadura leonesa (séculos XIII – XVI)”, financiado pela FCT.

Licenciou-se em História (2010) e obteve o seu Mestrado em História – Área de Especialização História Medieval, Doutoramento em História – Área de Especialização História Medieval e Doutoramento Europeu (2021) na FCSH-UNL.

A sua tese de doutoramento incidiu sobre as vilas e cidades portuárias do Algarve entre 1249 e 1521. As suas áreas de interesse são História Medieval, História Marítima, História Urbana e História Religiosa, assim como as Humanidades Digitais e Comunicação de Ciência. Atualmente integra vários projetos nacionais e internacionais.

Entre as suas obras mais recentes, conta-se “Os Livros de Receita e Despesa de Loulé (1375-1518)”, uma edição da Câmara Municipal de Loulé.

 



Comentários

pub