GNR alerta idosos de Alcoutim para burlas, furtos e roubos

No âmbito do projeto “Vilas em Movimento”

O projeto “Vilas em Movimento” está a promover ações de proximidade entre a população sénior de Alcoutim e a GNR, alertando para questões como a burla, furtos e roubos.

A iniciativa, que resulta da colaboração entre a Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, a Fundação Galp e o Município de Alcoutim, «reitera o compromisso com a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população sénior da região, promovendo a inclusão social e a valorização do património cultural e natural através da dinamização de diversas atividades».

No âmbito deste projeto foram implementadas diversas ações de proximidade em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), especificamente com os profissionais da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do destacamento territorial de Tavira, tendo em conta as necessidades específicas da população idosa do concelho de Alcoutim.

Durante o mês de Fevereiro, realizaram-se, em Alcoutim, Martim Longo e Vaqueiros, as primeiras ações de proximidade, com foco na sensibilização para questões como a burla, furtos e roubos.

 

 

Tendo como tópicos a segurança em casa, na rua e prevenção de burlas, os profissionais da GNR partilharam recomendações como «fechar sempre as janelas, evitar guardar dinheiro em casa, até à precaução ao utilizar equipamentos como aquecedores e tomadas elétricas».

Na vertente da segurança na rua, foram partilhadas orientações para evitar andar sozinho à noite, cuidados com malas de ombro e objetos de valor, e precauções ao ser abordado por desconhecidos.

Quanto às burlas, os idosos foram alertados para o conceito de “conto do vidigário” e para os métodos utilizados pelos burlões.

De acordo com a Odiana, foram ainda discutidas estratégias de prevenção, enfatizando a importância de não deixar estranhos entrar em casa e de manter a discrição quanto à presença ou ausência de pessoas em casa.

As próximas ações decorrem nos dias 20 de Março (Pereiro), 11 de Abril (Giões), 18 de Abril (Pessegueiro) e 9 de Maio (Cabaços).

 



Comentários

pub