Ciclo de debates apela à participação jovem nas eleições europeias

Próximo debate realiza-se a 27 de Março, no Clube de Tavira

O ciclo de debates “Unidos pela Democracia” está, entre Março e Maio, a consciencializar os jovens algarvios para a participação nas eleições europeias. 

Organizado pelo Europe Direct Algarve – e com o grande objetivo é chamar a atenção das pessoas entre os 18 e 35 anos – esta é «uma tentativa musculada de ver acontecer um despertar de interesse numa reflexão conjunta em que os jovens terão a oportunidade de dizer qual a sua opinião acerca de diversos temas e sugerir medidas de ação».

O ciclo “Unidos pela Democracia” pretende assim fomentar a participação cívica e o ativismo dos mais jovens no convite à adesão a “Agir em conjunto agora – unidos.eu (europa.eu)” e  incentivar ao voto nas próximas Eleições Europeias, a 9 de Junho de 2024.

A organização está a cargo do Europe Direct Algarve, integrado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, contando com o apoio da representação portuguesa do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia e de inúmeros parceiros locais.

O primeiro debate, que abordou a temática dos transportes, teve lugar a 15 de Março, na sede da AKIVIDA, na cidade de Vila Real de Santo António.

A 27 de Março é a vez de falar de qualidade de vida no Clube de Tavira, a 12 de Abril o debate segue para o IPDJ de Faro, onde se falará de habitação, a 26 de Abril fala-se de inclusão na Fnac da Guia e a 24 de Maio de cidadania e participação no Aqua Portimão.

«A democracia europeia é um valor fundamental que todos partilhamos, independentemente da nossa filiação política ou dos nossos pontos de vista. Apoiá-la em conjunto é muito mais fácil do que agir isoladamente. Dezenas de milhares de pessoas de toda a UE estão, atualmente, a juntar-se, dispostas a erguer as suas vozes e a tomar medidas para garantir que trabalhamos no sentido de reforçar este valor fundamental em que assenta o nosso modo de vida europeu», pode ler-se no projeto About us | Together (europa.eu) .

Em nota, a CCDR Algarce recorda que as prioridades traçadas pela UE para o período 2019-2024 foram: «O Pacto Ecológico Europeu», «Uma Europa preparada para a era digital», «Uma economia ao serviço das pessoas», «Uma Europa mais forte no mundo», «Promoção do nosso modo de vida europeu» e «Um novo impulso para a democracia europeia».

 

 



Comentários

pub