CCDR Algarve diz que caminho para igualdade de género «se faz caminhando»

Mulheres já estão em maioria nos quadros desta entidade

«A igualdade de género é um princípio fundamental da União Europeia, mas não é ainda uma realidade. Nas empresas, na política e na sociedade em geral, só poderemos concretizar plenamente o nosso potencial se utilizarmos todos os nossos talentos e diversidade. Utilizar apenas metade da população, metade das ideias ou metade da energia não é suficiente».

As palavras são de Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, mas são subscritas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, que assinalou o Dia Internacional da Mulher com uma nota onde faz o balanço da igualdade de género dentro da instituição.

Salientando que «o caminho se faz caminhando», esta entidade revelou que as mulheres representam 61% do total de 289 trabalhadores da CCDR Algarve.

«Na direção das Unidades Orgânicas e Chefias de Divisão da CCDR, no desempenho da missão de coordenação e articulação das diversas políticas públicas na região e diferentes áreas do planeamento, desenvolvimento regional, cooperação transfronteiriça, gestão de fundos europeus de coesão, ordenamento do território, ambiente e biodiversidade, agricultura e desenvolvimento rural, licenciamento industrial, educação, cultura e apoio às autarquias locais, em resultado do mérito e qualificações profissionais, dos 29 dirigentes de direção intermédia 14 são mulheres».

«Na Autoridade de Gestão dos Fundos Europeus – Programa Regional Algarve 2030 – os sete cargos de direção são preenchidos por mulheres», conclui.

No entanto, no Conselho Diretivo da CCDR, há três homens – o presidente e dois vice-presidentes – e apenas uma mulher, também vice-presidente.

 

 



Comentários

pub