“Algarvio” Miguel Pinto Luz é o novo ministro das Infraestruturas e da Habitação

O Governo terá 7 mulheres, num total de 17 ministros

Miguel Pinto Luz, que foi cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo Algarve, vai ser o próximo ministro das Infraestruturas e da Habitação, acaba de ser anunciado.

O antigo vice-presidente da Câmara de Cascais vai assumir uma pasta em que lidará com assuntos como a requalificação da EN125, as portagens na A22 – para falar de temas diretamente relacionados com o Algarve -, mas também o futuro Aeroporto de Lisboa.

O nome de Miguel Pinto Luz já era esperado para integrar o Governo, uma vez que se trata de um dos dois vice-presidentes do PSD.

A entrada no Governo significará ainda que Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara de Albufeira, será deputado pela AD. Se não aceitar, será Dinis Faísca a assumir o cargo, juntando-se (pelo menos até ver) a Cristóvão Norte e Ofélia Ramos, os outros social-democratas eleitos pelo círculo de Faro.

Depois de ter apresentado a lista de ministros ao Presidente da República, os nomes foram oficialmente divulgados e vêm confirmar, em parte, aquilo que já se esperava.

Joaquim Miranda Sarmento, antigo líder parlamentar dos social-democratas, é o novo ministro das Finanças.

Paulo Rangel, histórico eurodeputado do PSD, será o número 2 de Montenegro, ficando como ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, uma área que conhece bem.

Ana Paula Martins, antiga diretora do Hospital de Santa Maria, vai assumir a pasta da Saúde e Pedro Duarte é o novo ministro dos Assuntos Parlamentares.

Na atual conjuntura, o antigo secretário de Estado da Juventude de Santana Lopes assumirá uma pasta fulcral, num Parlamento dividido em três blocos.

Para o CDS, parceiro do PSD na Aliança Democrática, ficará a pasta da Defesa. Nuno Melo, presidente do CDS, será o ministro – numa escolha que já era esperada.

Leitão Amaro, figura próximo de Montenegro, vai assumir a pasta da Presidência do Conselho de Ministros e Pedro Reis a da Economia.

Como ministra da Justiça, ficará Rita Júdice, enquanto a pasta da Administração Interna, que promete ser uma das mais difíceis, será ocupada por Margarida Blasco.

Da lista de ministros, fazem ainda parte Fernando Alexandre (Educação, Ciência e Inovação), Maria Palma Ramalho (Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), a alentejana Maria da Graça Carvalho, ex-eurodeputada e antiga ministra nos Governos de Durão Barroso e Santana Lopes, (Ambiente e Energia), José Manuel Fernandes, também antigo eurodeputado, (Agricultura e Pescas) e Dalila Rodrigues, antiga diretora do Mosteiro dos Jerónimos (Cultura).

A estes juntam-se Margarida Balseiro Lopes, que foi líder da JSD, que assumirá a pasta da Juventude e Modernização e Manuel Castro Almeida que ficará como ministro Adjunto e da Coesão Territorial.

O Governo terá 7 mulheres, num total de 17 ministros.

A tomada de posse acontecerá na próxima terça-feira, 2 de Abril, mas o Governo só entrará em plenas funções no dia 12.

 

Lista completa:

Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros – Paulo Rangel
Ministro do Estado e das Finanças – Joaquim Miranda Sarmento
Ministro da Presidência – António Leitão Amaro
Ministro Adjunto e de Coesão Territorial – Manuel Castro Almeida
Ministro dos Assuntos Parlamentares – Pedro Duarte
Ministro da Defesa Nacional – Nuno Melo
Ministra da Justiça – Rita Júdice
Ministro da Administração Interna – Margarida Blasco
Ministro da Educação, Ciência e Inovação – Fernando Alexandre
Ministra da Saúde – Ana Paula Martins
Ministro das Infraestruturas e Habitação – Miguel Pinto Luz
Ministro da Economia – Pedro Reis
Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social – Maria do Rosário Palma Ramalho
Ministra do Ambiente e Energia – Maria da Graça Carvalho
Ministra da Juventude e Modernização – Margarida Balseiro Lopes
Ministro da Agricultura e Pesca – José Manuel Fernandes
Ministra da Cultura – Dalila Rodrigues

Comentários

pub