Algarve espera taxa de ocupação de 76% nas férias de Páscoa

No fim de semana de Páscoa, a ocupação será ainda maior, atingindo os 78%

Imagem de arquivo

O Algarve é a região do país com a taxa de reservas mais elevada, para o período das férias escolares da Páscoa (65%) e espera ter uma taxa de ocupação média de 76%, entre 23 de Março e 7 de Abril, segundo apurou o inquérito “Perspetivas Páscoa 2024”, hoje divulgado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

A taxa de ocupação esperada pelos hoteleiros algarvios é a segunda mais alta a nível nacional, apenas superada pela de Lisboa, que é de 78%, quando analisado todo o período das férias.

Segundo a AHP, 90% dos seus associados no Algarve dizem que o preço médio por quarto (ADR) será superior a 2023, enquanto 78% diz que a taxa de ocupação será melhor, no fim de semana de Páscoa.

«Nas férias também estão particularmente otimistas: 60% esperam preço e taxas de ocupação melhores», diz.

«Segundo os dados recolhidos, a taxa de reservas para este período [férias de Páscoa] está atualmente nos 56%, com um preço médio por quarto (ADR) fixado em 135 euros, ambos os valores “on the books”. Já em relação à taxa de ocupação (TO), as expectativas dos hoteleiros é de que atinjam os 73% a nível nacional», segundo a AHP.

O fim de semana da Páscoa «regista uma taxa de reservas de 57% e um preço médio por quarto de 141 euros» e os hoteleiros antecipam uma taxa de ocupação de 75%.

«Analisando as diferentes regiões, observa-se que a Grande Lisboa lidera com uma taxa de reservas de 65%, seguida de perto pelo Algarve com 63%, do Centro com 56%, e da Madeira e dos Açores com 54%. Por outro lado, a região Norte apresenta a taxa de reservas mais baixa, com apenas 43%», segundo a associação.

Quanto à taxa de ocupação esperada, «a Grande Lisboa lidera com previsão de atingir 83%, seguida pelo Algarve com 78%, Centro com 77% e da Madeira com 74%».

Em relação ao ADR, a Madeira surge no topo da lista com 173 euros, seguida pelo Alentejo com 170 euros e a Grande Lisboa com 156 euros. A região Oeste e Vale do Tejo regista o ADR mais baixo, fixado em 97 euros. Quando comparado com 2023, 65% estimam que seja melhor, 18% igual e 17% pior.

«Quando questionados sobre a comparação com o ano de 2023, quanto à TO, 42% dos hoteleiros estima que será igual, 36% dos hoteleiros estimam que será melhor e 22% que será igual«, diz a AHP.

No que toca à proveniência dos turistas, no Algarve o principal mercado será o nacional, seguido do britânico.

Quanto aos três principais mercados a nível nacional, nas férias escolares, «87% dos hoteleiros referiram o mercado nacional como sendo o principal. O mercado espanhol foi mencionado por 55% dos participantes, enquanto o Reino Unido foi citado por 40%. Os Estados Unidos e a Alemanha também foram mencionados, com 31% e 26% das respostas, respetivamente».

Quanto ao fim de semana, «88% dos hoteleiros destacaram o mercado nacional como o mais relevante. Na sequência, 63% mencionaram o mercado espanhol, seguido pelo Reino Unido com 35%, os EUA com 29% e a Alemanha com 26%».

O canal de reserva mais utilizado para este período, tanto nas férias escolares como no fim de semana da Páscoa, é a Booking.com, seguida do website próprio.

 

 



Comentários

pub