Português Jaime Faria disputa final de singulares após vencer em pares no Open de VRSA

Final disputa-se este domingo à tarde

Jaime Faria

O tenista português Jaime Faria, 390º do ranking ATP, esteve ontem em destaque no penúltimo dia do Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, ao garantir a presença na final de singulares e ao vencer o título em pares, em parceria com João Domingues.

O lisboeta de 20 anos vai tentar hoje conquistar o seu terceiro título individual no circuito profissional, num jogo marcado para as 14h00, com o holandês Jelie Sels (577.º)

Faria começou o dia de ontem defrontando o norte-americano Nathan Ponwith (606.º), «num dos encontros da semana em que foi mais dominador. O atleta do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis teve de recuperar de 0-3 no set inicial, mas, ao ganhar sete jogos consecutivos, tomou o ascendente – confirmado com um break para 3-1 que sentenciou o encontro, concluído com os parciais de 6-3, 6-1», segundo os organizadores da prova.

«Ele entrou muito bem no jogo, mas eu soube reagir, coloquei uma boa intensidade, procurei pegar no ponto e passei a ser mais agressivo nos inícios de jogada. A partir do momento em que consegui responder e servir um bocadinho melhor, entrei no jogo mais facilmente e tive mais oportunidades para desmontar o jogo dele do fundo do campo. Sinto que foi o melhor jogo da semana em singulares», afirmou Faria.

«Vou com mais algumas horas no campo, o que me dá boas sensações, porque tenho ganho, tenho mais ritmo e sinto melhor as pancadas. Eu vi-o jogar na semana passada com o Henrique [Rocha], é um jogador perigoso, faz muitas variações e está a sentir-se muito bem nestes campos, mas certamente que vou estar a 200% para a final», assegurou o tenista português.

Sels teve uma jornada dupla, embora curta, pois teve de terminar, em menos de uma hora, o quarto-de-final com o russo Yaroslav Demin (817.º) – interrompido a 1-1 do segundo set –, que acabou por vencer por 7-6 (8/6), 6-2. Pouco depois, Sels voltou ao court para derrotar o norueguês Viktor Durasovic (411.º), com um duplo 6-2, em 72 minutos.

 

 

Logo de seguida, Jaime Faria e João Domingues jogaram a meia-final de pares, onde eliminaram, por 6-3, 7-6 (7/2), o luxemburguês Raphael Calzi e o brasileiro João Eduardo Schiessl (campeão de pares do 3.º Open, no domingo). Menos de uma hora depois, a dupla lusa disputou a final com os cabeças de série n.º1, o australiano Thomas Fancutt e o norte-americano Hunter Reese, a quem conseguiram impor-se em dois tie-breaks: 7-6 (7/2), 7-6 (7/2).

«Conseguimos levar o ritmo da meia-final para a final. Estamos a entender-nos cada vez melhor e este primeiro título juntos é bastante especial», frisou Faria.

A parceria Domingues/Faria vai prosseguir durante as próximas semanas nos torneios que irão desenrolar-se no Algarve.

«Melhorámos muito da semana passada para esta, embora tivéssemos chegado às meias-finais, mas temos feito bons jogos. Temos ambos bons momentos durante os jogos e o mais difícil nos pares é equilibrar esses momentos dos dois», disse Domingues, que fez questão de explicar o segredo do sucesso: «Temos uma grande relação de amizade fora do campo. Gosto muito dele e espero que ganhe amanhã».

O 4º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António é uma prova do ITF World Tennis Tour, organizada com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e distribui um prize-money total de 25 mil dólares.

 

 

 



Comentários

pub