Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Miguel Pinto Luz, cabeça de lista pelo Algarve da Aliança Democrática, considera que aumentar o preço da água, decisão tomada ontem pela AMAL, é «a solução de quem nada fez durante oito anos de Governo». 

Os municípios algarvios decidiram ontem aumentar entre 15 e 50% o preço da água para consumo urbano no Algarve, medida a aplicar a partir do segundo escalão de consumo.

Segundo António Pina, presidente da AMAL, a medida «é um instrumento de sensibilização adicional», para penalizar quem consume mais água.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Pinto Luz, cabeça da lista da AD, está contra e diz que apenas serve para «penalizar as pessoas e as famílias que nenhuma culpa têm disto».

«As pessoas que paguem, ponto final. Nós somos contra isso. É uma irresponsabilidade não se ter avançado com medidas como a Barragem da Foupana, a ligação ao Pomarão ou a Alqueva, a redução das brutais perdas dos sistemas, por exemplo. Choveu menos e ninguém fez nada para se adaptar», considera.

Miguel Pinto Luz assume que «o drama é que não há nenhuma solução que esteja pronta amanhã, mas nós vamos ter uma política integrada, urgente, de gestão de água, para resolvermos o problema para os próximos 20 anos, faça chuva ou faça sol».

 



maozorra

Também poderá gostar

barragem_odeleite_seca_fc-10

Conhece abordagens e factos sobre a água? Participe identificando práticas até 30 de Julho

seca_01|seca_02|seca_3

Seca agrava-se no Algarve e Alentejo, a exemplo de todo o Continente

Tap closeup with dreaping waterdrop. Water leaking

Almargem discute falta de água com ciclo de webinars