Almargem discute falta de água com ciclo de webinars

A primeira sessão, “Deem hipótese à água”, acontece já no próximo dia 14, sábado

A associação Almargem vai promover, ao longo deste mês de Novembro, três webinars sobre o problema da falta de água no Algarve.

A primeira sessão, “Deem hipótese à água”, acontece já no próximo dia 14, sábado, às 14h30, com o debate de emergência pela água no Algarve.

«Nesta sessão, pretende-se revisitar e analisar que soluções estão previstas para curto, médio e longo prazo e quais destas estão já a ser implementadas, incentivando o início de uma caminhada que se quer participada, realista e sustentável», explica a associação ambientalista.

Estas questões estarão em debate com a presença de Joaquim Brandão Pires, primeiro secretário da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, que irá apresentar as medidas previstas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC) e como estão a ser aplicadas, e de Pedro Coelho, diretor regional da Agência Portuguesa do Ambiente – APA, com a apresentação e reflexão sobre o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREHA).

Este debate contará também com a participação de Júlio Sousa, diretor municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município de Loulé, que irá introduzir a visão dos municípios sobre esta situação e a planificação a curto e longo prazo, com ênfase no município de Loulé.

Manuela Moreira da Silva, professora da Universidade do Algarve e investigadora no CIMA, lançará algumas propostas resolutivas que considera adequadas e viáveis. A moderação do debate estará a cargo do jornalista Duarte Baltazar, da RTP.

Os interessados poderão assistir e participar neste debate online, via Zoom, bastando para tal a inscrição prévia através deste formulário, também disponível no sítio eletrónico da Associação Almargem em www.almargem.org.

Nas sessões seguintes, a Almargem pretende lançar a reflexão sobre “A paisagem Mediterrânica no Algarve – Passado, Presente e que Futuro?”, fazendo um ponto de situação sobre as culturas que têm ocupado, nos últimos anos, o território da região, e ainda a sessão de “Desmistificação do Uso de Águas Residuais”, apresentando casos de sucesso e boas práticas.

Este conjunto de webinars está inserido na candidatura #AÚltimaGota_Algarve, financiada pelo Fundo Ambiental, no âmbito do programa ENEA 2020 – Produção e Consumo Sustentáveis.

 

 



Comentários

pub