Conhece abordagens e factos sobre a água? Participe identificando práticas até 30 de Julho

In Loco dedica ciclo e webinares ao debate sobre a água

A Associação In Loco lança este ano um ciclo de cinco webinares dedicados ao debate sobre a água e procura contributos para identificação de organizações e práticas que poderão vir a ser integradas na programação.

No âmbito da 13ª edição da Universidade Pensar Global Agir Local, a In Loco organiza o ciclo de webinares “Água: Estratégias bipolares a sul”, que decorrerá a partir do mês de Setembro.

O evento contará com 5 sessões online, em datas a divulgar posteriormente, cujas temáticas resultam de uma auscultação realizada à comunidade, tendo esta sido
convidada, durante o mês de Junho, a partilhar que problemáticas, temas e inquietações relacionados com a água gostaria de ver discutidas.

As respostas obtidas colocaram a agricultura, a escassez e a desertificação no seio das inquietações mais destacadas, mas possibilitaram ainda recolher contributos que relevam a necessidade de foco na utilização da água em alguns setores estratégicos e de peso como o turismo, a agricultura e a pecuária.

Foram ainda consideradas questões ligadas à distribuição e ao consumo doméstico e urbano da água e necessidade de atuação também a este nível, sem perder de vista a relação entre a água e os ecossistemas.

Agora, numa fase de definir a programação e convidados a envolver no debate sobre cada um destes temas, a organização volta a lançar uma chamada à participação da comunidade.

Foi até criada a possibilidade de as pessoas se envolverem, colaborando na organização do evento, através do envio de contributos de pessoas, comunidades, organizações e projetos ou iniciativas que, dentro destas áreas temáticas, tenham opiniões ou trabalho de relevo e que possam contribuir para uma discussão alargada e integradora de diferentes perspetivas, factos e experiências sobre o tema, seja ao nível político, científico-académico, ou cidadão (entrando neste último elementos da sociedade civil organizada como empresas e organizações, mas também comunidades).

Assim, são procuradas práticas e visões que se relacionem com a temática da água e que se integrem nas seguintes tipologias:

 Pesquisa, estudo ou artigo de âmbito científico-académico;
 Política pública desenvolvida ou em desenvolvimento;
 Projeto e/ou iniciativa promovida por organizações da sociedade civil (associações, ONG, empresas, etc.);
 Iniciativa desenvolvida por cidadão e/ou comunidade.

Com “Água: Estratégias bipolares a Sul”, a In Loco pretende colocar em debate e reflexão um tema e uma problemática que é comum a todo o país, mas que assola em particular os territórios do interior, localizados a sul, conhecidos com maior risco de desertificação, condicionados por temperaturas mais extremas, maior escassez e severamente afetados pelas alterações climáticas.

Dessa forma espera dar o seu contributo para que seja mantida na agenda a urgência de atuar e de criar estratégias integradas de distribuição, gestão e aproveitamento das águas em diferentes áreas e setores, criando um espaço que desafie à reflexão crítica sobre as diferentes factos, políticas e formas de atuação que emergem e que se encontram, por vezes, em espaços antagónicos.

Evidenciar diferentes perspetivas e abordagens à temática e clarificar os papéis que cada setor da sociedade deve ter na aplicação de soluções, são outros dos propósitos do evento.

»Pretende-se acima de tudo sensibilizar, informar e despertar para a urgência de ação», sublinha a In Loco.

Caso queira apoiar na organização, com a identificação de convidados ou boas práticas a envolver no programa, poderá deixar o seu contributo até ao dia 30 de julho, em https://forms.gle/RSD1METNmvPGkMkZ9 .

 

Para saber mais sobre este projeto, clique aqui (PDF):

 

 



Comentários

pub