Miguel Pinto Luz/AD: “precisamos de reconciliar o Turismo com os algarvios”

Turismo tem de “gerar riqueza para uma redistribuição justa

“O Turismo tem a solução para devolver o Algarve aos Algarvios”, defendeu Miguel Pinto Luz, cabeça de lista da Aliança Democrática (AD), na apresentação da lista candidata e do seu programa para a região algarvia, que teve lugar na quinta-feira, dia 8, no Museu Regional do Algarve, em Faro.

A sessão, com sala cheia, contou com cerca de 300 apoiantes que compareceram para ouvir Miguel Pinto Luz apresentar os nomes dos que o acompanham e estabelecer as principais linhas orientadoras que a AD defende para o Algarve.

E são quatro as grandes prioridades: “a questão magna da água”; a saúde que se encontra “em rutura”; a mobilidade e transportes “que não existem”; e a habitação “que não dá para todos”. O desafio é, resume o candidato, “fazer aquilo que, em oito anos, o PS não foi capaz de fazer”.

Para o candidato, o objetivo é reconciliar o turismo com os algarvios, já que “este sector tem de gerar riqueza para uma redistribuição justa. Com mais de 20 milhões de dormidas por ano, região líder em Portugal, entende-se que é tempo de os 16 concelhos darem as mãos”.

Miguel Pinto Luz propõe definir uma taxa turística em linha com outros exemplos nacionais, e internacionais, que garanta uma receita de, no mínimo, 40 milhões de euros por ano.

Metade dessa receita (20 milhões) seria alocada à promoção, captação de grandes eventos e capacitação do sector turístico.

Mas a metade restante seria aplicada em três programas que “servem os algarvios e também o sector turístico”.

Um deles seria a criação de “consultas de telemedicina (MGF e pediatria ) 24h/7 para todos os nossos cidadãos. Repito, todos! Agarrar o problema da saúde nas nossas mãos e não esperar por Lisboa. Aliviar as urgências, garantir a primeira consulta à distância de uma chamada”.

O segundo programa passaria pela criação de um “passe regional de transportes. Como Lisboa tem, nós também queremos e não dependemos de Lisboa para o fazer”.

O terceiro será o “apoio à habitação, desde a conceção, projetos, disponibilização de terrenos públicos e agilização processual”.

“O apelo é: não cruzemos os braços, demos as mãos e reconciliemos o turismo com os Algarvios. Será o turismo, os 16 municípios e quem os visita a ajudar o Algarve a ser mais inclusivo, coeso e justo”, salientou também o cabeça-de-lista da AD.

A sessão começou com as intervenções do presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, da representante do CDS-PP, Isilda Guerreiro, do presidente do PSD-Algarve, Cristóvão Norte, do presidente da comissão de honra da AD, José Macário Correia, e ainda do mandatário da candidatura, José Mendes Bota.

O diretor de campanha é Henrique Gomes a quem coube apresentar os candidatos.

 

 



Comentários

pub