Loulé vai ter ciclovia a ligar a rotunda do Barrocal à do Centro de Saúde

Percurso terá cerca de quatro quilómetros

Loulé vai ter uma ciclovia, com cerca de 4 quilómetros, que ligará a rotunda do Barrocal à das Barreiras Brancas (Cilindro), e esta à do Centro de Saúde, através do novo troço da Circular Norte.

Em declarações ao Sul Informação, Vitor Aleixo frisou que «Loulé tem de acompanhar a evolução dos tempos» e, por isso, «tem de ter mais espaço para a mobilidade, para o convívio e para as pessoas caminharem».

«Tudo isso implica uma adaptação: a adaptação de um polo urbano importante que sabe que o clima está a mudar, sabe que a vida está a mudar e tem de acompanhar os valores que emergem e adaptar-se a esses mesmos valores, que são os de uma cidade sustentável», disse o autarca louletano.

Esta é uma obra pensada no âmbito da construção do novo troço da Circular Norte, que deve estar pronto dentro de um ano e pouco, e da requalificação do troço da circular entre a rotunda do Barrocal e a do Cilindro.

 

Obra da Circular Norte de Loulé. Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

«Do Cilindro até à Goncinha, aquele troço da circular está muito degradado e vai ser agora requalificado. Essas obras iniciar-se-ão este ano e terão a sua conclusão ainda este ano também. Trata-se de uma requalificação do pavimento, mas que dotará e equipará aquele troço com passeio e ciclovia», explicou Vitor Aleixo.

O projeto vai assim ao encontro do que foi pensado também para a Circular Norte.

«Esta circular vai ter uma característica nova, porque vai ter passeio pedonal, ciclovia e arborização. Vai ser uma via de circulação rodoviária mais amigável e com características mais urbanas, que vai de certeza mudar o perfil da cidade de Loulé, quer em termos de mobilidade, quer em termos de infraestruturas viárias, amiga de uma cidade mais contemporânea», referiu o edil.

Nas palavras de Vitor Aleixo, esta era «uma obra necessária» na cidade de Loulé.

 

 

«Faltava esta ligação entre a rotunda do Cilindro, que dá para as Barreiras Brancas e São Brás de Alportel, na estrada nacional 270, e o atual equipamento de saúde e o Pavilhão Joaquim Vairinhos. Ficamos assim com a Circular Norte concluída, aliás, a Circular de Loulé, e muito trânsito será retirado do centro da cidade».

Em declarações ao nosso jornal, Vitor Aleixo desvendou ainda que, «em breve», será apresentado outro projeto de ciclovia que virá do Centro de Saúde e Pavilhão Joaquim Vairinhos até ao final da Avenida Laginha Serafim, que passa em frente à Escola Secundária de Loulé (percurso com cerca de um quilómetro).

Depois destes três projetos concluídos, a cidade de Loulé ficará dotada de cinco quilómetros de ciclovia, que se juntam aos 42 já existentes em todo o concelho.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub