Loulé foi a Paris apresentar projeto de aviso e alerta de tsunamis

No âmbito do Encontro “Tsunami Ready”

A Câmara de Loulé foi a Paris, a convite da UNESCO, para apresentar o trabalho de implementação do Sistema de Aviso e Alerta para o Risco de Tsunami no Encontro “Tsunami Ready”, que se realizou de 5 a 8 de Fevereiro, na capital francesa.

A iniciativa «reuniu vários especialistas de diferentes nacionalidades, representando os países com este risco natural que pode ter consequências devastadoras, a vários níveis», segundo a Câmara de Loulé.

A apresentação sobre o trabalho que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé está a desenvolver no litoral do concelho esteve a cargo da técnica Tatiana Neves, que falou do estudo efetuado em parceria com Carlos Oliveira e Mónica Ferreira, docentes e investigadores do Instituto Superior Técnico.

«A vulnerabilidade do edificado, a altimetria do terreno, a área inundável, os caminhos de evacuação e respetivos fluxos populacionais até à zona segura, a sensibilização e comunicação do risco, assim como alguns constrangimentos no que concerne à implementação do projeto, foram os temas abordados», resumiu a autarquia.

O processo de implementação da sinalética no concelho (vias de evacuação e respetivos pontos de encontro) está «a ser desenvolvido em duas fases, a primeira na freguesia de Quarteira, e uma segunda fase na freguesia de Almancil, esta última ainda em estudo».

Além de Tatiana Neves, representaram o Serviço Municipal de Proteção Civil o técnico Fernando Leandro e o coordenador Municipal de Proteção Civil, João Matos Lima, «tendo sido integrados como observadores nos restantes dias deste encontro internacional, onde se privilegiou a partilha de conhecimentos, boas práticas, experiências e debate de ideias em torno do risco de tsunami».

«Diversos grupos de trabalho em representação dos seus países, os quais integram a primeira fase do projeto CoastWAVE, falaram do trabalho desenvolvido nos seus territórios. Partilhas que permitiram a reflexão, ao envolver os técnicos presentes num diálogo aberto e construtivo, sobre o que já foi feito e os desafios que se colocaram».

“Tsunami Ready” é um programa internacional de reconhecimento comunitário desenvolvido pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, com o objetivo de construir comunidades resilientes através de estratégias de sensibilização e preparação que protegerão vidas, meios de subsistência e propriedades contra tsunamis em diferentes regiões.

Dentro desde programa insere-se o projeto CoastWAVE, financiado pela Direção-Geral das Operações Europeias de Proteção Civil e Ajuda Humanitária da União Europeia, que arrancou oficialmente no dia 1 de Setembro de 2021.

«Nos últimos dois anos e meio, os esforços têm sido dedicados à implementação das atividades deste projeto em três componentes: a perceção do risco e orientação das comunidades para estarem prontas em caso de tsunami; a melhoria dos sistemas de deteção e alerta; a manutenção do dispositivo de monitorização do nível do mar», enquadrou a autarquia louletana.

O projeto CoastWAVE termina no dia 30 de Junho, mas «a equipa continua a encetar esforços para que os principais objetivos sejam alcançados, assim como os desafios e ações futuras relacionadas à implementação completa do projeto, nomeadamente numa forte aposta na sensibilização, formação e exercícios às comunidades mais expostas a este risco, tendo como principal desígnio a promoção de uma cultura de prevenção, preparação e a educação para o risco, que visa tornar o território e as comunidades mais resilientes».

 

 

 



Comentários

pub