EMARP reforça importância de combater o desperdício de água

Com ações diárias dirigidas à comunidade escolar e população em geral

A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) marca o mês de Março com a apresentação de um conjunto de iniciativas de educação e sensibilização ambiental para a temática da água e saneamento, direcionadas à comunidade escolar e à população em geral.

No atual contexto de seca hidrológica prolongada que o Algarve enfrenta, esta empresa pretende destacar a urgência de combater o desperdício deste recurso natural.

Assim, através de um conjunto de ações diárias, de caráter presencial e digital, de baixo do mote “Março Azul”, a EMARP chama a atenção para a importância de boas práticas e comportamentos ajustados à realidade.

Aos agrupamentos de escolas do município de Portimão foi disponibilizado um pacote de ações específico sobre o tema da água e do saneamento, que aborda a informação sobre o contexto climático que a região algarvia vive.

O programa de atividades, que tem início no dia 1 de Março, decorrerá até ao final do ano letivo.

Entre as diferentes iniciativas consta o lançamento do livro infantil “Vamos salvar a Hidra”, uma história pensada para os mais novos compreenderem o valor da água e a importância de a preservar; e a realização de uma ação intitulada “Desperdício Invisível”, no Dia Mundial da Água, 22 de Março, no Centro Comercial Continente de Portimão.

De acordo com a EMARP, o “Março Azul” «tem o objetivo de promover uma reflexão sobre o valor da água, a sua
finitude e a melhor forma de cada pessoa utilizar este recurso finito, contribuindo para uma sociedade mais consciente e capaz de colocar em prática comportamentos que se perpetuem pelas gerações futura».

Estas iniciativas visam reforçar a campanha de informação para a redução do consumo de água no Algarve, lançada no dia 1 de Fevereiro pela Águas do Algarve, em parceria com os municípios algarvios.

 



Comentários

pub