Câmara dá início ao Plano Estratégico da Cultura Portimão 2034

Todos os portimonenses são convidados a participar

A Câmara Municipal de Portimão vai dar início à «elaboração participada do Plano Estratégico da Cultura Portimão 2034, através de uma metodologia inovadora e certificada, promovida pelo Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho».

O anúncio foi feito este sábado por Isilda Gomes, presidente da Câmara, durante a apresentação de parte das comemorações dos 100 anos da elevação de Portimão a cidade, que vão decorrer durante o corrente ano.

A autarca convidou todos os portimonenses «a juntarem-se a nós, a participarem neste emocionante ano de celebração e descoberta», de modo a que «possamos aproveitar esta oportunidade não apenas para olhar para trás com gratidão, mas também para avançar com esperança e determinação, construindo juntos um futuro ainda mais brilhante para a nossa cidade que tanto amamos».

«É com todos, com a colaboração de todos, que vamos iniciar, exatamente este ano, este Plano Estratégico, para sabermos o que é que queremos daqui até 2034», acrescentou a presidente do Município.

 

 

As palavras de Isilda Gomes tiveram lugar no auditório do Museu de Portimão, a abarrotar de gente, com muitos de pé ou sentados no chão. Minutos antes da abertura oficial da exposição, numa das salas do Museu, a sessão permitiu apresentar uma parte das extensas comemorações de “Portimão, Cidade Centenária (1924-2024”). E que parte foi essa? A programação que a cooperativa Lavrar o Mar vai trazer à cidade, ao longo do ano.

No seu todo, e sob o mote “Portimão, a nossa cidade”, será uma «programação baseada na memória, no presente e no futuro e inspirada nas pessoas».

«Nós temos que nos orgulhar da história, da memória, porque, sem memória e sem história, não há futuro. Por isso, queremos aproveitar este centenário para convidar toda esta comunidade a refletir sobre o futuro da nossa cidade. A cidade não se constrói com meia dúzia», salientou, a propósito, Isilda Gomes.

«A cidade constrói-se com os quase 70 mil residentes que hoje habitam a nossa cidade, (…) todos temos um papel a desempenhar nesta terra. E ninguém pode recusar-se a desempenhá-lo», acrescentou.

«Porque não podemos criticar se não somos capazes de fazer, de dar. Somos quase 70 mil habitantes, cada um contribuindo para o tecido único desta cidade, cada um sendo parte integrante da sua história e trajetória. É com este espírito, com um programa de intervenção cultural sem precedentes nesta região», frisou.

O programa «não é apenas uma celebração do passado, mas também um investimento no futuro. A cultura tem o poder de unir, inspirar e transformar. Um povo sem cultura é quase como uma sopa sem sal».

«Ao promover a arte e a criatividade, estamos a investir no bem-estar da nossa comunidade, na vitalidade da nossa economia e na coesão da nossa sociedade», disse ainda a presidente da Câmara de Portimão.

Clique aqui para conhecer a programação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub