Alunos de Portimão aprendem a criar BiomaterialKit num Bootcamp Ambiental

No âmbito do projeto Europeu Town Twinning

120 alunos dos dos Agrupamentos de Escolas da Bemposta e Poeta António Aleixo, em Portimão, participaram no Bootcamp Ambiental “Action Learning for a Green Bio-future”, que decorreu nesta cidade, entre os dias 19 e 23 de Fevereiro, onde aprenderam a criar um BiomaterialKit.

Esta ação teve lugar num espaço contiguo ao Museu de Portimão, que foi equipado pelo Município com bancadas de trabalho «preparadas para a colaboração e facilitação de processos e dinâmicas de grupo, enquanto no espaço exterior decorreram diversas iniciativas de interação e promoção de espírito de grupo», segundo a Câmara de Portimão.

A ação decorreu no âmbito do projeto Europeu Town Twinning, liderado pelo Município de Portimão, cujos parceiros são o Município turco de Bayrakli, Izmir, o ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, designadamente o curso de Design da Comunicação e mestrado de Design para a Economia Circular, e a Universidade de Izmir.

Este projeto foi iniciado em 1 de Novembro de 2023, tem a duração de um ano e o valor de 115 mil euros, destinando-se a ativar o BiomaterialKIT nas escolas e nas comunidades envolvidas.

Em Portimão, este projeto conta com a participação de alunos e professores da Escola da Bemposta e da Escola Secundária Poeta António Aleixo. Futuramente, será alargado a outros agrupamentos e agentes da comunidade.

O propósito é a criação de metodologias e práticas para contexto letivo, a integração destas matérias em projetos aplicados, ações de integração na comunidade e o desenvolvimento de estratégias, planos e roteiros locais relativos às alterações climáticas e à sustentabilidade, no sentido de mudar radicalmente comportamentos e desacelerar o processo de destruição do planeta.

Na sessão foi «identificada a forma como poderão desenvolver-se experiências práticas e pedagógicas ajustadas à implementação de projetos orientados para o biodesign e biomateriais».

No total, participaram 15 grupos de trabalho compostos por oito alunos cada, representativos dos dois agrupamentos de escolas envolvidos, «tendo os docentes e investigadores do ISMAT desafiado os alunos a desenvolverem um processo de design ao longo da semana, com diferentes focos e de forma evolutiva».

«O principal foco centrou-se na compreensão e entendimento sobre hábitos de consumo atuais, sustentabilidade, biomateriais e natureza», acrescentou a autarquia.

Os dinamizadores da sessão também conseguiram «desenvolver com os alunos uma visão de como o BiomaterialKit poderá ser instrumentalizado, nomeadamente através da cocriação de cenários de aprendizagem, dos recursos de suporte aos desafios de projeto orientados para a experimentação de biomateriais (manuais de receitas, guias de aprendizagem, recursos multimédia) e, por fim, a cocriação do equipamento/Mobile_Lab para apoiar estes projetos e experimentações em sala de aula, que será construído em cada uma das escolas participantes no projeto».

«A participação dos jovens é fundamental, assim como a incorporação destas matérias nas escolas», salientou Álvaro Bila, vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão, durante uma visita ao bootcamp.

Segundo os responsáveis pelo bootcamp, «os objetivos propostos por esta atividade apenas são alcançados promovendo uma ligação profunda entre a investigação no âmbito do ensino superior com os agentes educativos do território, tendo o Município o papel de impulsionar, desta forma, uma mudança de comportamentos».

Ao bootcamp deste mês, segue-se, a 25 de Maio, uma ação de sensibilização dirigida à comunidade portimonense, estando a ser planeado para Outubro de 2024 um workshop final, «que irá divulgar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e o “BiomaterialKIT” a entregar aos agrupamentos de escolas que participaram no projeto».

 

 



Comentários

pub