Algarve Xtreme Trail juntou 700 participantes em Querença

Houve três vertentes: um trail de 31 quilómetros, o trail sprint (18 quilómetros), além da já habitual caminhada com 10 kms

Foto: Inês Gomes

700 atletas participaram, no passado domingo, 28 de Janeiro, numa numa das maiores provas de trail running realizada no Algarve: o AXT- Algarve Xtreme Trail, em Querença.

Ao enorme pelotão de atletas e equipas de todos os quadrantes algarvios, juntaram-se atletas de equipas do Alentejo, zona da grande Lisboa, bem como atletas de outras nacionalidades, nomeadamente atletas espanhóis, holandeses e ingleses.

Houve três vertentes: um trail de 31 quilómetros, o trail sprint (18 quilómetros), além da já habitual caminhada com 10 kms.

Tendo como ponto de partida e chegada Querença, o Algarve Xtreme Trail tem como um dos principais objetivos a promoção da atividade de Trail running e a divulgação do território onde a prova se desenrolou.

Os percursos da prova passaram por zonas de beleza natural e vasto património cultural e ambiental, tais como o território do Aspirante Geoparque Algarvensis.

O Algarve Xtreme Trail nas duas distâncias competitivas integra a Taça Alengarve Trail 2024 (TAT). O percurso do Trail é ainda uma prova do Circuito de Trail Longo do Algarve 2024 da Associação de Atletismo do Algarve, e do Circuito Nacional de Trail ATRP (Associação de Trail Running de Portugal). O Trail Sprint integra o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP.

Osgrandes vencedores da prova de Trail desta edição foram Roberto Baião (Clube Desportivo de Espite), que revalida o título de 1º da geral absoluta, Tiago Cortes (Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira) e Joel Silva (Grupo Desportivo Alcoutim-Trailruners).

Na vertente feminina, Patrícia Serafim do Clube Desportivo Areias de São João sagrou-se a grande vencedora da geral feminina, sendo secundada por Tânia Capuchinho (Barrancos FC/Biogado) e por Ana Ramos da Casa do Benfica de Almodôvar.

Já na prova competitiva mais curta (Trail Sprint), Paulina Polak (Club Trail Ultreya) foi a grande vencedora, enquanto o jovem atleta Tiago Vieira (BigK / Fátima Trail Team), foi o vencedor da geral absoluta.

O sucesso da prova, de acordo com Miguel Morais Coutinho, presidente da Algarrunners, deveu-se mais uma vez ao apoio incondicional da autarquia e das suas juntas de freguesia, bem como aos patrocinadores, colaboradores, voluntários e atletas da equipa.

Comentários

pub